Japão lembra terremoto e tsunami que devastaram país há dois anos

Mais de 18,5 mil pessoas morreram na tragédia. Tragédia gerou a pior crise nuclear mundial desde Chernobyl.

Japão lembra terremoto e tsunami que devastaram país há dois anos | AFP PHOTO/Toru YAMANAKA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Japão lembra nesta segunda-feira (11), com memoriais e atos oficiais, o segundo ano do terremoto e tsunami que devastaram o país e deixaram mais de 18,5 mil mortos.

No mesmo horário em que aconteceu o terremoto às 14h46 locais (2h46 horário de Brasília), milhões de japoneses fizeram um minuto de silêncio para lembrar às vítimas da tragédia, a pior vivida pelo arquipélago desde a Segunda Guerra Mundial.

Nas três províncias mais devastadas pelo tsunami, Fukushima, Iwate e Miyagi, assim como em Tóquio e outras cidades do país, forma organizados atos comemorativos.

Na capital, o imperador Akihito assistiu a um memorial organizado pelo governo no Teatro Nacional ao lado do primeiro-ministro Shinzo Abe, e de membros do Executivo, além de familiares das vítimas.

O tsunami de 2011 destruiu cerca de 400 mil casas e outros edifícios no litoral nordeste do país, onde cerca de 315 mil pessoas permanecem em residências temporárias dois anos depois, além de ter provocado uma crise nuclear.

Em Fukushima, a crise nuclear - a pior desde Chernobyl em 1986 - fez com que 57 mil tivessem que abandonar suas casas devido à radiação da usina, que afetou gravemente a pecuária, a pesca e a agricultura local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES