Japão tem recorde de casos de Covid-19 em meio aos Jogos Olímpicos

A maioria da população era contra a realização do evento, devido ao complicado momento da pandemia no país

Japão | Kantaro Komiya/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram confirmados, nesta quinta-feira (29), quase 10 mil novos casos de Covid-19 no Japão, um novo recorde na pandemia.Tóquio, pelo terceiro dia seguido, registra recorde de infectados.

A maioria da população era contra a realização do evento, devido ao complicado momento da pandemia no país. Com isso, os números ampliam a pressão sobre a organização dos Jogos Olímpicos e o governo japonês.

Número de casos de Covid-19 sobe no Japão (Foto: Kantaro Komiya/AP)

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu aos organizadores na quarta-feira (28) para não sobrecarregarem os hospitais de capital japonesa, disse que o sistema de saúde está sob forte estresse e estima que os casos podem chegar a 4,5 mil por dia na cidade em agosto.

Organizadores dos Jogos se defendem

Mas o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou nesta quinta que não vê as Olimpíadas de Tóquio contribuindo para um aumento dos casos.

Já o Comitê Olímpico Internacional (COI) e comitê organizador das Olimpíadas garantiram que os Jogos não estão afetando o sistema de saúde japonês. Foram confirmados mais 24 casos de Covid-19 em pessoas ligadas aos Jogos, e o total de infectados subiu para 200.

As Olimpíadas deveriam ter sido realizadas em 2020, mas foram adiadas em um ano por causa da pandemia, e a maior parte das competições têm ocorrido sem torcida porque a região de Tóquio está sob estado de emergência.

A capital japonesa está com restrições no horário de funcionamento de bares e restaurantes e com proibição da venda de bebidas alcoólicas. A rede de televisão NHK diz que, com a alta de casos, o estado de emergência será ampliado para mais quatro regiões.

Recordes no Japão e em Tóquio

O Japão registrou 9.675 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford. Até então, o país nunca tinha confirmado mais de 8 mil infectados em um único dia.

Já a capital Tóquio anunciou um recorde de 3.865 infecções nesta quinta, uma alta de 23,5% em relação aos 3.177 casos do dia anterior.

É o terceiro dia seguido de recorde, pois na terça-feira (27) a sede dos Jogos já havia confirmado 2.848 infectados. Até então, o maior número de novos infectados eram os 2.520 registrados em 7 de janeiro.

Mortes e vacinação

Apesar da alta no contágio, o Japão tem conseguido evitar uma explosão no número de mortes, como foi visto em outros países. O país confirmou 78 óbitos nas últimas 24 horas, bem abaixo do recorde de 248 vítimas da Covid-19 registrado em 1º de janeiro.

Mas a vacinação ainda caminha a passos lentos. Menos de 38% da população recebeu ao menos uma dose até o momento, e só 26% estão completamente imunizada.

A porcentagem está acima da média mundial (27% e 14%, respectivamente), mas muito abaixo de países como Uruguai (73% e 62%), Reino Unido (68% e 55%) e Israel (66% e 62%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES