Joe Biden diz estar “preocupado”, e não esperava escalada militar em Taiwan

O atual presidente chinês, Xi Jinping, em busca da reeleição, voltou a endurecer o discurso contra Taiwan e retomou exercícios militares ao redor da ilha.

Joe Biden diz estar “preocupado”, e não esperava escalada militar em Taiwan | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quase uma semana de silêncio diante das tensões reabertas entre China e Estados Unidos, o presidente norte-americano, Joe Biden, se pronunciou nesta segunda-feira (08) sobre a crise.

Biden se diz estar "preocupado" com os exercícios militares realizados pela China ao redor de Taiwan, como resposta à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. A China reivindica Taiwan como parte de seu território e, por isso, considerou a visita de Pelosi à capital Taipei uma provocação dos Estados Unidos.

"Estou preocupado como o fato de que eles (China) estão se movendo tanto, mas não acho que eles farão nada mais do que já estão fazendo". afirmou o líder norte-americano durante uma viagem ao estado de Delaware. 

Joe Biden, fala a repórteres pela primeira vez após visita de Nancy Pelosi a Taiwan (Foto: Evan Vucci/ Associated Press)Exercícios Militares

Durante os exercícios militares, os maiores já realizados pela China nos arredores de Taiwan, Pequim usou munição real  e disparou 11 mísseis no mar da ilha, além de invadir dezenas de vezes o espaço aéreo da ilha. Pequim anunciou que seguiria os exercícios, sem data prevista para terminar. O prolongamento ignora pedidos de países ocidentais e vizinhos para que os exercícios sejam interrompidos e prolonga uma crise sem precedentes entre Pequim e Washington.


O atual presidente chinês, Xi Jinping, em busca da reeleição, voltou a endurecer o discurso contra Taiwan e retomou exercícios militares ao redor da ilha no último ano. A postura coincidiu com a chegada ao poder, nos Estados Unidos, do democrata Joe Biden, que constantemente se manifesta a favor da independência de Taiwan, um assunto que seu antecessor, Donald Trump, quase não tocava.

Helicóptero militar sobrevoa a Ilha Pingtan após visita de Pelosi   (Foto: Hector Rematal/AFP) 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES