Jornal: Filha mais velha é quem decidirá se aparelhos de Hugo Chavez serão desligados

O jornal ABC, da Espanha, vem divulgando informações inéditas do estado de saúde do presidente.

Chávez e sua filha Rosa Virginia, em Havana, em abril | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Adan Chávez, irmão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ontem viajou a Havana para visitá-lo na clínica onde ele permanece internado desde sua operação em 11 de dezembro. Uma visita que analistas interpretaram como um último adeus a seu irmão mais novo Adão. Ao lado da cama, inseparável desde o início do tratamento, estar sua filha Rosa Virginia, que por razões legais é quem deve tomar as decisões que afetam o futuro de seu pai e presidente, incluindo uma possível desconexão da máquina que o mantém vivo artificialmente.

A partir do dia 10 de Dezembro, todas as decisões legais políticas, sociais, econômicas, familiares e até mesmo sentimental foram transferidas para Cuba. Mas o presidente não é capaz - em coma - de lidar com tantas responsabilidades, presentes e futuros, como de sua posse em 10 de janeiro para o quarto mandato (2013-19), que ganhou de forma justa em 7 de outubro.

Toda a sua família estendida: seus pais, quatro filhos reconhecidos publicamente, seis irmãos e uma longa lista de tios e tias, sobrinhos queria dizer ?Olá? e adeus, antecipando o pior. Mas não conseguiram. Apenas o vice-presidente e ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro, puderam segurar a mão dele.

Na cabeça do Chefe de Estado continua sua filha mais velha Virginia Rosa e seu marido, o ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza. Para clínicas legais Rosa Virginia cai para tomar as grandes decisões sobre a saúde do presidente e, eventualmente, de desligar a máquina que o mantém vivo artificialmente.

O filho Arreaza escreveu ontem em seu Twitter que "a equipe médica explica que a condição do presidente Chávez permanece estável dentro de sua situação delicada?. Hoje, no entanto, o governo da Venezuela noticiou que o presidente está sofrendo de "complicações" causadas por "uma infecção pulmonar grave" desenvolvida após uma cirurgia, segundo o governo.

Em um pronunciamento feito em Caracas, o ministro da Informação, Ernesto Villegas, afirmou que a infecção "levou (Chávez) a um quadro de insuficiência respiratória".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES