Jovem dá à luz após ter amostras do ovário congeladas

Moaza Al Matrooshi teve de se submeter a uma quimioterapia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 9 anos, Moaza Al Matrooshi teve de passar por uma quimioterapia que a deixaria infértil. Para manter a esperança de que pudesse ter filhos um dia, um de seus ovários foi retirado e preservado - mesmo que na época não houvesse qualquer garantia de que ela pudesse dar à luz no futuro.

Quinze anos depois, em um hospital de Londres, no Reino Unido, aquele fio de esperança tornou-se realidade, graças a um procedimento pioneiro.

"É um milagre que esteja com meu filho nos meus braços. Esperávamos por por isso há muito tempo", disse a jovem de 24 anos, a primeira mulher do mundo a ter um filho após ter um de seus ovários congelado antes de entrar na puberdade e reimplantado anos depois.

Sua médica, Sara Mathews, especialista em ginecologia e fertilidade, disse que o sucesso da gravidez de Moaza traz a mesma esperança para meninas e jovens que correm o risco de não poderem ser mães após serem submetidas a tratamentos contra câncer ou após enfrentarem disfunções sanguíneas ou imunológicas.

"É um grande avanço. Sabíamos que o transplante de tecido do ovário funcionava para mulheres mais velhas, mas não se seria possível coletar amostras de uma criança, congelá-las e torná-las funcionais novamente", disse Mathews.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES