Justiça não aceita pedido de fiança e atleta acusado de matar a namorada segue na cadeia

Atleta paralímpico chora muito durante a sessão em que foi acusado de assassinato

Oscar Pistorius. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça de Pretória não aceitou, na manhã desta sexta-feira, o pedido de fiança feito pelo advogado de Oscar Pistorius. Com isso, a estrela paralímpica, que estava sob custódia da polícia e passou a última noite na prisão, segue atrás das grades pelo menos até terça-feira, quando uma nova sessão deve acontecer no tribunal após a defesa analisar as provas das investigações pela morte da modelo Reeva Steenkamp em liberdade e apresentar um novo pedido de fiança. A decisão foi do juiz Desmond Nair, que considerou aceitável a alegação da promotoria para que fosse mantida a prisão preventiva e destacou o fato de que o atleta está sendo acusado de "assassinato premeditado". Oscar Pistorius vai ser mantido na delegacia de Brooklyn até terça-feira.

Durante a sessão, Oscar Pistorius chorou por vários momentos. Ele estava vestido de terno e ficou a maior parte do tempo com a cabeça baixa na primeira fileira do tribunal. O momento mais tenso foi quando a promotoria o chamou de "assassino" e falou que o crime foi premeditado. O atleta chorou bastante e precisou ser consolado pelo seu pai, que colocou a mão em suas costas. A arma do crime - uma pistola 9mm registrado em nome do atleta - foi apresentada no tribunal.

Foi uma sessão tumultuada, com muitos jornalistas e autoridades no local. O pai, o irmão e a irmã de Oscar Pistorius acompanharam o julgamento. Os promotores Gerrie Nel e Andrea Johnson afirmaram que o estado era contra a fiança e pediram o adiamento da sessão por sete dias até que as investigações preliminares fossem concluídas. E acusaram formalmente o atleta pela morte de Reeva Steenkamp.

Durante a sessão, o advogado de Oscar Pistorius pediu a saída da imprensa do local alegando que o seu cliente estava em um "estado extremo de nervosismo". O juiz Desmond Nair ordenou, então, que as emissoras de TV não poderiam gravar imagens e os fotógrafos só poderiam fazer imagens após o fim do julgamento. Mas foi permitido registrar o áudio de toda a sessão.

Após anunciar a decisão, o juiz Desmond Nair garantiu que Oscar Pistorius não vai receber nenhum tratamento preferencial. A família do atleta deixou o tribunal em silêncio. E ele ficou o tempo inteiro com a cabeça baixo enquanto era levado novamente para a delegacia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES