mais

Justiça peruana não irá prender Keiko Fujimori, derrotada nas eleições

A filha do ex-presidente Alberto Fujimori é acusada de lavagem de dinheiro, suborno e caixa 2

A Justiça do Peru recusou na segunda-feira (21.junho.2021) um pedido de prisão preventiva de Keiko Fujimori. A filha do ex-presidente Alberto Fujimori é acusada de liderar um esquema de corrupção do partido Força Popular com a empreiteira Odebrecht. As informações são do jornal El Comercio.

Keiko responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, suborno e caixa 2. Segundo a promotoria, ela teria recebido US$ 1,2 milhão de forma irregular da empresa brasileira no Peru durante as eleições de 2011 e 2016. Nas duas situações ela saiu derrotada.

A líder direitista chegou a ser presa em janeiro de 2020, mas está em liberdade provisória.

Justiça peruana não irá prender Keiko Fujimori, derrotada nas eleições- Foto: AFPJustiça peruana não irá prender Keiko Fujimori, derrotada nas eleições- Foto: AFP

O procurador do caso, José Domingo Pérez, alegou no pedido de prisão que Keiko teria entrado em contato com testemunhas do processo. Pérez pediu que a candidata cumprisse 11 meses e 22 dias por desrespeitar as restrições da liberdade provisória.

A advogada de Keiko, Giulliana Loza, nega ter descumprido restrições e agido para obstruir o processo judicial.

Derrota nas urnas

A candidata não aceitou a derrota para o socialista Pedro Castillo nas eleições presidenciais de 6 de junho. Castillo teve apenas 44.058 votos a mais que sua opositora e se declarou vencedor. Ela pediu à justiça eleitoral peruana que analisasse cerca de 500 mil votos por supostas irregularidades.

O tribunal eleitoral peruano chamou de “irresponsáveis” as acusações de fraude sem provas, mas está recontando os votos antes de declarar o vencedor.

Informações do Poder 360.*

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail