Luis Arce vencerá as eleições bolivianas, indica boca de urna

Números divulgados pelo instituto Ciesmori na madrugada desta segunda-feira, 19, apontam vitória do candidato apoiado por Evo Morales; país está polarizado e vive crise econômica aguda

Luis Arce | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O socialista Luis Arce, candidato apoiado pelo ex-presidente Evo Morales, deve vencer a eleição presidencial boliviana, segundo pesquisa do instituto Ciesmori divulgada pelo canal privado Unitel na madrugada desta segunda-feira, 19.

O levantamento aponta que Arce obteve 52,4% dos votos, contra 31,5% do centrista Carlos Mesa. Caso o resultado da pesquisa se confirme, Arce será eleito com uma porcentagem maior do que a obtida por Evo em 2019 -na ocasião, Morales teve 47,07% dos votos, enquanto Carlos Mesa marcou 36,51% -, antes da turbulenta renúncia, em novembro de 2019, em meio a reclamações de fraude nas eleições.

Luís Arce (Foto: Juan Carita /AP )

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez Chavez, comentou o resultado da pesquisa em seu perfil no Twitter. “Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, escreveu.

Arce também se manifestou sobre o resultado. "Muito grato com o apoio e a confiança do povo boliviano. Recuperamos a democracia e retomaremos a estabilidade e a paz social. Unidos, com dignidade e soberania". Carlos Mesa ainda não se pronunciou.

Exilado na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemorou a vitória em suas redes sociais. "Minhas mais sinceras felicitações aos irmãos Luis Arce e David Choquehuanca por essa grande vitória, e às autoridades eleitas, Assembleia Legislativa, aos movimentos sociais, aos militantes e simpatizantes do MAS-IPSP, agradeço seu esforço e compromisso com a Bolívia", escreveu Evo.

Para ser eleito no primeiro turno no país, é preciso que o candidato obtenha 50% dos votos ou que alcance 40%, com 10% de diferença para o segundo colocado. O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias. A contagem de votos pode ser acompanhada no site do Supremo Tribunal Eleitoral boliviano.

Perfil

Economista de 57 anos, Arce estudou na Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz e fez mestrado na Universidade Britânica de Warwick. Trabalhou 18 anos no Banco Central, onde ocupou diversos cargos, e foi Ministro da Economia e Finanças durante a maior parte do mandato de Morales, com um hiato de 18 meses.

Ele tem um perfil mais técnico do que político. Sob Morales, a Bolívia aumentou seu PIB de US$ 9,5 bilhões anuais para US$ 40,8 bilhões e reduziu a pobreza de 60% para 37%, de acordo com dados oficiais.

A bonança permitiu pagar gratificações a milhares de grávidas, estudantes e idosos, e investimentos milionários para tentar industrializar a exploração do lítio e do gás natural. Hoje, a Bolívia vive sua crise econômica mais profunda em quase 40 anos, com previsão de contração de 6,2% na economia em 2020. / AFP e AP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES