Mais de 22 milhões de pessoas passaram a viver na extrema pobreza

Impacto da pandemia da Covid-19 a América Latina e no Caribe foi apontado pela alta comissária das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Michelle Bachelet

Pandemia faz aumentar pobreza na América Latina | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 22 milhões de pessoas saíram da pobreza e passaram a viver na extrema pobreza, depois da pandemia da Covid-19 na América Latina e no Caribe. A O impacto percebido nos últimos anos foi apresentado pela alta comissária das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, nesta quinta-feira (15). 

De acordo com ela, tanto a pobreza quanto a pobreza extrema aumentaram na América Latina e no Caribe. "Em 2019, a pobreza atingia 30,5% da população. Em 2020, chegou a 33,7% o que representa 22 milhões a mais de pessoas. A pobreza extrema afeta a mais 8 milhões de pessoas, passando de 11,3% em 2019 a 12,5% em 2020”, disse Michelle, durante a conferência virtual "A agenda dos Direitos Humanos nas Nações Unidas e a pandemia".

A pobreza chegou a 33,7% da população da América Latina, aponta Michelle Bachelet | foto: Fabrice Coffrini_AFP

A alta comissária da ONU ainda ressaltou que o número de pessoas desempregadas na região aumentou atingindo 44 milhões de pessoas com efeito maior nas mulheres. “Três milhões de jovens correm o risco de não retomar a sua educação após a crise”, acrescentou.

Para combater o que ela chamou de pandemia da desigualdade, Michelle Bachelet enfatizou ser necessário que os governos ajam para garantir a segurança da renda, a manutenção dos meios de subsistência e o acesso aos bens e serviços essenciais para os mais pobres nas sociedades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES