Médicos apontam melhora em deputada baleada nos EUA

Estado de Gabrielle Giffords passou de “crítico” para “sério”, dizem médicos.

A deputada Gabrielle Giffords. | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os médicos que tratam a deputada norte-americana Gabrielle Giffords disseram no domingo (16) que o estado dela melhorou de "crítico" para "sério", oito dias depois de ela levar um tiro à queima-roupa na cabeça.

Giffords já respira sem a ajuda de aparelhos, depois de ser submetida a uma traqueostomia no sábado.

"A parlamentar continua indo bem, está respirando por conta própria", disse boletim médico divulgado no domingo pelo Centro Médico Universitário de Tucson. "Os procedimentos de ontem foram bem-sucedidos e transcorreram sem transtornos".

Os médicos disseram que nos últimos dias Giffords já vinha respirando sozinha, mas permanecia ligada a aparelhos de respiração, em parte como precaução contra infecções.

O hospital disse que divulgará um novo boletim médico às 11h de segunda-feira (16h em Brasília).

Os médicos também instalaram um tubo de alimentação para Giffords, prática comum em pacientes de UTI com lesões cerebrais.

Três internados

Giffords, de 40 anos, era a única paciente em estado crítico depois do atentado ocorrido em 8 de janeiro, que deixou outros 12 feridos, além de seis mortos. Um paciente recebeu alta no sábado, e outros dois continuam internados, em bom estado.

Os médicos tem manifestado otimismo com o ritmo da recuperação de Giffords. Nos últimos dias, ela vem abrindo os olhos e acompanhando o movimento de objetos no seu campo de visão. Também responde a comandos simples, como mexer os dedos das mãos e pés.

A democrata, que está em seu terceiro mandato, foi baleada por Jared Lee Loughner, um ex-universitário de 22 anos, durante um ato público em frente a um supermercado. Loughner está preso e deve responder por cinco crimes na esfera federal.

O atentado gerou um debate nacional nos EUA a respeito da possível influência da acirrada retórica política dos últimos anos sobre as motivações do criminoso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES