Melania diverge de Trump e demonstra empatia durante discurso

Melania fez a mais forte manifestação de solidariedade pelo governo aos que sofrem na pandemia, durante um evento em que o tema é praticamente ignorado.

Melania Trump | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma rara aparição, a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, foi a voz responsável por demonstrar empatia com as vítimas da covid-19 no país. Em discurso que fechou a última noite da convenção republicana nesta terça-feira (25), Melania fez a mais forte manifestação de solidariedade pelo governo aos que sofrem na pandemia, durante um evento em que o tema é praticamente ignorado.

Trump evita dar gravidade ao assunto e é cobrado publicamente por não oferecer palavras de conforto às vítimas. O republicano adotou uma resposta tardia e errática para o controle do vírus, depois de ter minimizado a gravidade do coronavírus por mais de dois meses a despeito dos avisos de especialistas do governo. Os EUA acumulam 5,7 milhões de infectados e 177 mil mortos por covid-19, o maior número no mundo.

Melania falou diretamente da Casa Branca (Foto: Michael Reynolds)

O tema virou um teto de vidro para o republicano e fez Trump, que começou o ano como favorito à reeleição, ficar quase 10 pontos atrás do democrata Joe Biden nas pesquisas de intenção de voto. Na campanha à reeleição, o presidente tem ignorado o componente humano da tragédia e mantém a estratégia de culpar a China pelo vírus.

O discurso de Melania destoou da abordagem assumida por Trump e pelos demais oradores da convenção republicana, ao demonstrar a preocupação com o sofrimento dos americanos. "Desde março, nossas vidas mudaram dramaticamente. O inimigo invisível afetou todos nós. Minha maior simpatia a todos os que perderam alguém", disse Melania, que ofereceu orações para os que estão doentes e as famílias que perderam alguém. 

Outros oradores da noite minimizaram o impacto do vírus e elogiaram Trump pela condução do país na pandemia. O Diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, falou do vírus usando verbos no passado, como se a pandemia tivesse acabado.

Ainda em tom de consolo das vítimas da covid-19, Melania defendeu Trump e disse que o marido "não irá descansar até que possa cuidar de cada um afetado pela pandemia". "Eu sei que muitos estão ansiosos e alguns sem esperança. Quero dizer que vocês não estão sozinhos. O governo do meu marido não estará satisfeito até encontrar tratamento ou vacina", afirmou a primeira-dama.

O pronunciamento da primeira-dama foi feito nos jardins da Casa Branca, em mais um dos atos da noite em que a presidência foi explorada para a campanha política de Trump. O presidente e o vice, Mike Pence, assistiram o discurso na primeira fileira de uma plateia de cerca de 70 convidados. Os presentes não usavam máscaras e não havia distanciamento entre as cadeiras. Como parte das medidas de contenção da covid-19, o Distrito de Columbia proíbe reuniões de mais de 50 pessoas.

Melania é discreta e avessa aos pronunciamentos políticos - diferentemente dos filhos do presidente. Em 2016, ela foi acusada de plagiar trechos do discurso de Michelle Obama no discurso da convenção republicana que nomeou Trump como candidato à Casa Branca. Dias depois, uma redatora disse ter sido a culpada pela cópia de trechos da fala da democrata.

O tema da segunda noite de convenção republicana foi "Terra de Oportunidades". Melania, uma ex-modelo eslovena naturalizada americana, lembrou que chegou aos EUA com 26 anos. Ela repetiu parte das críticas à imprensa feitas pelos dois filhos de Trump que discursaram na mesma noite, Tiffany e Eric, mas manteve um tom suave. Ao final, a primeira-dama disse que não iria fazer críticas à oposição pois isso "divide o país", em um claro contraste com todo o restante da convenção, que apresenta Biden e os democratas como uma ameaça à liberdade, segurança e economia americanas.

Com Melania, a campanha republicana também busca angariar apoio do eleitorado feminino. Antes da aparição da primeira-dama, um vídeo de mulheres que trabalharam com Trump foi exibido durante a convenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES