Miguel Díaz-Canel é confirmado como novo presidente de Cuba

Candidato único foi aprovado pela Assembleia Nacional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi confirmado nesta quinta-feira como novo presidente do país, que vai suceder o líder Raúl Castro. O nome do candidato, único a ser indicado, foi apresentando na Assembleia Nacional de Cuba na quarta-feira, quando deu-se início a sessão parlamentar para avaliar a indicação. Após deliberação dos 604 conselheiros, ele foi eleito como novo chefe de Estado da ilha.

"O mandato dado pelo povo a esta legislatura é dar continuidade à revolução cubana em um momento histórico crucial, que estará marcado por tudo o que devemos avançar na atualização do modelo econômico", disse ele em seu primeiro discurso após ser empossado como governante.

A decisão não foi uma surpresa, já que o engenheiro Díaz-Canel era o candidato único em um país socialista. O cargo de primeiro vice-presidente será ocupado agora por Salvador Valdés Mesa. Além destes dois cargos, outros 28 nomes foram escolhidos para compor o Conselho de Estado, sendo 11 novos integrantes.

"Miguel Mario Díaz-Canel, de 57 anos, foi eleito Presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros da República de Cuba pela recém-constituída Assembleia Nacional do Poder Popular em sua Nona Legislatura, que faz sessão desde quarta-feira no Palácio de Convenções de Havana", informou o blog oficial Cubadebate.

A data de 19 de abril, escolhida para a sucessão histórica, corresponde ao 57º aniversário da vitória cubana na Baía dos Porcos, quando foram derrotadas as tropas anticastristas arregimentadas e armadas pelos Estados Unidos que tentaram invadir a ilha e derrubar o governo revolucionário. Cuba a considera "a primeira derrota do imperialismo na América Latina" em 1961.

Em Havana, há expectativa para que o sucessor de Raúl continue a implementar as reformas econômicas que a ilha enfrenta desde 2008. Espera-se, por exemplo, que o novo governo possa acelerar a unificação das duas moedas com as quais o povo cubano convive, o que gera grande distorções na vida da população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES