Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Ministro japonês que presenteou eleitores com melões pede demissão

O ministro da Indústria e Comércio do Japão, Isshu Sugawara, renunciou nesta sexta-feira após ser acusado de violar a lei eleitoral.

Compartilhe
Google Whatsapp

De acordo com denúncias publicadas pela imprensa, Sugawara presenteou seus eleitores em Tóquio com melões, laranjas, ovas de peixe e geleia real.

Ele também é acusado de ter oferecido 20 mil ienes (cerca de R$ 738), com forma de condolência, à família de um eleitor que havia falecido. A lei eleitoral japonesa proíbe os políticos de fazerem doações aos eleitores em sua circunscrição eleitoral. As denúncias vieram à tona quando a revista semanal Shukan Bunshun publicou uma reportagem afirmando que a secretária de Sugawara havia oferecido um envelope com cerca de 20 mil ienes à família de um eleitor falecido.

MelõesDireito de imagemROBERT ALEXANDER
Image captionMelões são produtos caros no Japão

É costume no Japão dar dinheiro como forma de condolência às famílias que estão de luto. A revista também publicou uma lista de presentes enviados por seu escritório, incluindo ovas de bacalhau e caranguejos, assim como as cartas de agradecimento que ele supostamente recebeu dos destinatários.

Sugawara disse à imprensa nesta sexta-feira que ainda estava confirmando se de fato infringiu a lei eleitoral, mas decidiu renunciar, de acordo com o jornal Nikkei Asian Review.

"Não quero que meus problemas atrasem as deliberações do Parlamento", afirmou. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu desculpas, por sua vez, à população: "Assumo a responsabilidade por tê-lo nomeado, e peço desculpas ao povo japonês."


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar