Ministro japonês que presenteou eleitores com melões pede demissão

O ministro da Indústria e Comércio do Japão, Isshu Sugawara, renunciou nesta sexta-feira após ser acusado de violar a lei eleitoral.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com denúncias publicadas pela imprensa, Sugawara presenteou seus eleitores em Tóquio com melões, laranjas, ovas de peixe e geleia real.

Ele também é acusado de ter oferecido 20 mil ienes (cerca de R$ 738), com forma de condolência, à família de um eleitor que havia falecido. A lei eleitoral japonesa proíbe os políticos de fazerem doações aos eleitores em sua circunscrição eleitoral. As denúncias vieram à tona quando a revista semanal Shukan Bunshun publicou uma reportagem afirmando que a secretária de Sugawara havia oferecido um envelope com cerca de 20 mil ienes à família de um eleitor falecido.

Direito de imagemROBERT ALEXANDERImage captionMelões são produtos caros no Japão

É costume no Japão dar dinheiro como forma de condolência às famílias que estão de luto. A revista também publicou uma lista de presentes enviados por seu escritório, incluindo ovas de bacalhau e caranguejos, assim como as cartas de agradecimento que ele supostamente recebeu dos destinatários.

Sugawara disse à imprensa nesta sexta-feira que ainda estava confirmando se de fato infringiu a lei eleitoral, mas decidiu renunciar, de acordo com o jornal Nikkei Asian Review.

"Não quero que meus problemas atrasem as deliberações do Parlamento", afirmou. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu desculpas, por sua vez, à população: "Assumo a responsabilidade por tê-lo nomeado, e peço desculpas ao povo japonês."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES