Missão viaja à Costa do Marfim com ultimato a presidente derrotado

Laurent Gbagbo se recusa a ceder o poder ao opositor Alassane Ouattara.

Militares de força de paz da ONU patrulham ruas. | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presidentes de Cabo Verde, Serra Leoa e Benin, além do primeiro-ministro do Quênia, viajam para Costa do Marfim nesta segunda-feira (3), no que é considerada a última tentativa de convencer o presidente Laurent Gbagbo a ceder pacificamente o poder a Alassane Ouattara, opositor vencedor das eleições ocorridas em novembro.

A missão, que conta com apoio da Comunidade Econômica para o Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (Cedeao) e da União Africana (UA), "está a caminho" de Abidjã, anunciou Sunny Ugoh, porta-voz da Comissão da Cedeao, representada pelos três chefes de Estado.

Os presidentes Yayi Boni, do Benin, Pedro Pires, de Cabo Verde, e Ernest Koroma, de Serra Leoa, já estiveram na última terça-feira (28) na Costa do Marfim e advertiram Gbagbo que a Cedeao poderia utilizar força militar caso ele não entregasse o poder a Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como vencedor das eleições presidenciais do dia 28 de novembro.

A missão também tem apoio de Raila Odinga, primeiro-ministro queniano, enviado da UA, que se reuniu neste domingo (2) em Abuja com o presidente da Nigéria e titular de turno da Cedeao, Goodluck Jonathan, para coordenar suas posições. O porta-voz da comunidade disse que a organização não aceitará a permanência do presidente derrotado no poder.

- Não é negociável a permanência de Gbagbo no poder.

Jonathan, segundo os jornais nigerianos, disse neste último final de semana que, após a visita, a Cedeao adotará uma decisão definitiva sobre o que fazer na Costa do Marfim, com planos militares de intervenção. Koroma indicou que essa visita "será a última" para tentar convencer Gbagbo a aceitar uma saída pacífica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES