Mulheres 'achatam' seios para ser menos femininas e evitar estupros

Os procedimentos costumam ser feitos em meninas de 11 a 15 anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecido como "achatamento de seios", o ritual feito por mulheres no Continente Africano com o objetivo de retardar o desenvolvimento do corpo das jovens, com o objetivo de protegê-las de estupro e assédio sexual, afeta cerca de 3,8 milhões de meninas, de acordo com informações de um relatório recente da ONU.

O processo consiste em utilizar pedras, martelos e espátulas que, depois de serem aquecidas no fogo, são usadas para diminuir e mutilar os seios das jovens. A intenção é fazer as garotas parecerem "menos femininas". As mães das meninas acreditam que, se suas filhas permanecerem com aparência de crianças, vão evitar a atenção dos homens e a gravidez antes do casamento. As informações são do Daily Mail.

Trata-se de uma prática comum em Camarões, Nigéria e África do Sul. Segundo dados do Departamento de Serviços de Saúde Pública, a mãe das garotas é a responsável pelo processo em 58% dos casos. Com isso, elas esperam que as filhas consigam estudar por mais tempo antes de serem consideradas "prontas para o casamento".

Os procedimentos costumam ser feitos em meninas de 11 a 15 anos. No entanto, assim como a mutilação genital feminina, outro procedimento comum em alguns países da África, o "achatamento dos seios" é considerado  apenas mais uma forma de abuso.

A escritora somali Leyla Hussein, em entrevista ao jornal Cosmopolitan, afirmou que o processo de supressão dos seios pode levar de poucos dias a até semanas. Ela, que já foi submetida à mutilação genital feminina, acredita que é um "absurdo" os corpos das mulheres não serem "considerados seguros em seus estados naturais".

— As palavras "cultura", "tradição" ou "religião" podem aparecer para tentar explicar esta prática absurdamente prejudicial, mas, como no caso da mutilação genital feminina, tratam-se apenas de desculpas veladas.

O processo de supressão das mamas expõe as meninas a inúmeros problemas de saúde, como câncer, abcessos, coceira e vazamento de leite, infecção e assimetria dos seios. As meninas também são mais propensas a manifestar cistos mamários, febre grave, danos nos tecidos e até mesmo o desaparecimento completo de um ou ambos os seios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES