Mulheres que participam de seleção para entrar na polícia são submetidas a teste de virgindade na Indonésia

Candidatas a postos na polícia da Indonésia são submetidas a teste de virgindade, afirma organização

Indonésia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mulheres da Indonésia que queiram fazer parte da Polícia Nacional devem, além do procedimento de seleção padrão, fazer um teste de virgindade.

A Human Rights Watch, organização de defesa dos direitos humanos baseada em Nova York, entrevistou seis candidatas a postos na corporação em seis cidades diferentes; todas foram submetidas ao teste – que faz parte do “check up” de saúde exigido pela corporação.

Aquelas que “reprovaram” no exame não são necessariamente excluídas do processo, mas todas as mulheres descreveram o teste como “doloroso e traumático”. Mulheres casadas não são elegíveis para a vaga.

Umas das entrevistadas pela Human Rights Watch afirmou que as candidatas fizeram o teste em duplas, enquanto outras foram examinadas junto com outras 19 mulheres. “Eles testaram com dois dedos, e gel. Doeu muito”, descreveu.

Nisha Varia, diretora associada da Human Rights Watch, disse que a prática, além de humilhante, não possui nenhum rigor científico.

“As autoridades policiais em Jacarata precisam abolir o teste imediatamente, e se assegurarem de que as estações de recrutamento ao redor do país também farão o mesmo”, afirmou.

A meta do governo é aumentar o contingente de mulheres na polícia de 14 mil para 21 mil até o fim de 2014. No entanto, as mulheres compõem entre 3% a 5% da força policial do país.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES