Nasa divulga novas imagens do universo registradas pelo James Webb

O primeiro lote de imagens coloridas e de alta resolução, que levou semanas para serem renderizadas a partir de dados brutos do telescópio

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma prévia presidencial de uma imagem repleta de galáxias das profundezas do cosmos, funcionários da Nasa se reuniram nesta terça-feira (12) para revelar mais de sua vitrine inicial do Telescópio Espacial James Webb, o maior e observatório orbital mais poderoso já lançado. Confira abaixo! Com informações da Reuters.

O primeiro lote de imagens coloridas e de alta resolução, que levou semanas para serem renderizadas a partir de dados brutos do telescópio, foram selecionados pela NASA para fornecer imagens iniciais convincentes das principais áreas de investigação de Webb e uma prévia das missões científicas futuras.

Nebulosa de Anel do Sul 

A região é uma estrutura espacial que foi estudada nos últimos 16 anos, com múltiplos telescópios a partir da Terra. Na cena, é possível ver a fusão de um sistema estelar binário (composto por duas estrelas) onde um sol, de massa maior, atraiu uma estrela de massa menor para o seu interior após tornar-se um super gigante.

Os anéis azuis característicos seriam o material de formação da estrela menor, sendo expelido em formato de cone, em direções opostas ao centro gravitacional, para o espaço.

O Quinteto de Stephan

Trata-se de um grupo visual de cinco galáxias localizado na constelação de Pegasus, e quatro dessas galáxias formam o primeiro grupo compacto a ser descoberto, por Édouard Stephan, em 1877.

O quinteto é o grupo compacto de galáxia mais estudado pela astronomia. O membro mais brilhante do agrupamento visual é NGC 7320, que possui uma enorme região de formação estelar.

Nebulosa Carina

A imagem mostra uma região de berçário de estrelas chamado NGC 3324. Na parte inferior dessa montanha cósmica, há uma densa camada de gases que leva, da parte inferior a borda, 7 anos-luz para serem percorridos.

O visual montanhesco é causado pela  intensa radiação ultravioleta e ventos estelares de estrelas jovens extremamente massivas, quentes e localizadas no centro da bolha, acima da área mostrada nesta imagem.

Uma vez lá, o telescópio passou por um processo de meses para desenrolar todos os seus componentes, incluindo um protetor solar do tamanho de uma quadra de tênis, alinhar seus espelhos e calibrar seus instrumentos.

A variedade introdutória de fotos era um segredo bem guardado até sexta-feira, quando a agência espacial postou uma lista de cinco objetos celestes escolhidos para sua grande revelação na terça-feira no Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland.

Aplausos e gritos de uma animada “equipe de torcida” de James Webb deram as boas-vindas a cerca de 300 cientistas, engenheiros de telescópios, políticos e altos funcionários da NASA e seus parceiros internacionais em um auditório lotado e animado antes dos discursos de abertura.

"Eu não sabia que estava vindo para um comício hoje", disse o administrador da NASA James Nelson do palco, entusiasmando que "cada imagem de Webb é uma descoberta".

ESPIADA PRESIDENCIAL

O presidente dos EUA, Joe Biden, deu um salto na revelação com seu próprio briefing da Casa Branca na segunda-feira para divulgar a primeira foto - uma imagem de um aglomerado de galáxias apelidado de SMACS 0723, revelando o vislumbre mais detalhado do universo primitivo registrado até hoje.

Imagem divulgada pelo presidente Joe Biden (Foto: reprodução)

Entre os outros quatro "alvos" do Webb que terão seus close-ups na terça-feira estão duas enormes nuvens de gás e poeira lançadas no espaço por explosões estelares para formar incubadoras de novas estrelas - a Nebulosa Carina e a Nebulosa do Anel Sul, cada uma a milhares de anos-luz de distância de Terra.

A coleção de estreia inclui outro aglomerado de galáxias conhecido como Stephan's Quintet, que foi descoberto pela primeira vez em 1877 e engloba várias galáxias descritas pela NASA como "trancadas em uma dança cósmica de repetidos encontros próximos".

A NASA também apresentará a primeira análise espectrográfica de Webb de um exoplaneta - com aproximadamente metade da massa de Júpiter que fica a mais de 1.100 anos-luz de distância - revelando as assinaturas moleculares da luz filtrada que passa por sua atmosfera.

Construído para ver seus objetos principalmente no espectro infravermelho, o Webb é cerca de 100 vezes mais sensível que seu antecessor de 30 anos, o Telescópio Espacial Hubble, que opera principalmente em comprimentos de onda ópticos e ultravioleta.

A superfície coletora de luz muito maior do espelho primário de Webb - uma matriz de 18 segmentos hexagonais de metal de berílio revestido de ouro - permite observar objetos a distâncias maiores, portanto, mais atrás no tempo, do que o Hubble ou qualquer outro telescópio.

Todos os cinco alvos introdutórios de Webb eram conhecidos anteriormente pelos cientistas, mas os funcionários da NASA prometem que as imagens de Webb capturam seus assuntos sob uma luz inteiramente nova, literalmente.

A imagem SMACS 0723 que Biden divulgou na segunda-feira mostrou um aglomerado de galáxias de 4,6 bilhões de anos cuja massa combinada atua como uma "lente gravitacional", distorcendo o espaço para ampliar muito a luz vinda de galáxias mais distantes atrás dele.

Pelo menos uma das manchas de luz fracas e antigas que aparecem no "fundo" da foto - uma composição de imagens de diferentes comprimentos de onda de luz - remonta a mais de 13 bilhões de anos, disse Nelson.

Isso o torna apenas 800 milhões de anos mais jovem que o Big Bang, o ponto de inflamação teórico que colocou a expansão do universo conhecido em movimento há cerca de 13,8 bilhões de anos.

A foto composta de joias, de acordo com a NASA, oferece a "visão mais detalhada do universo primitivo", bem como a "imagem infravermelha mais profunda e nítida do cosmos distante" já obtida.

As milhares de galáxias que aparecem na imagem foram capturadas em um pequeno pedaço do céu aproximadamente do tamanho de um grão de areia segurado à distância de um braço por alguém na Terra, disse Nelson.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES