Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Nasa envia imagem da Mona Lisa por laser para satélite na Lua; saiba!

Mensagem foi enviada para testar nova tecnologia de comunicação

Compartilhe

Cientistas da Nasa transmitiram nesta semana a imagem da Mona Lisa, do pintor Leonardo da Vinci, para um satélite em órbita da Lua, como parte de um experimento para testar uma nova tecnologia de comunicação a laser.


Nasa envia imagem da Mona Lisa por laser para satélite na Lua

A icônica imagem viajou cerca de 386 mil quilômetros em formato digital entre a Terra e a Lua. A mensagem foi enviada de uma estação da Nasa em Maryland, nos EUA, para o satélite da nave Lunar Reconaissance Orbiter (LRO, na sigla em inglês).

Nasa envia imagem de Mona Lisa para satélite na Lua (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem de Mona Lisa que foi captada pelo satélite continha pontos brancos (Foto: Divulgação/Nasa)

?É a primeira vez que alguém conseguiu uma forma de comunicação a laser em distâncias planetárias", disse o cientista David Smith, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. De acordo com ele, o experimento foi considerado um sucesso pela agência espacial.

A imagem foi dividida em pixels, convertidos em escalas de cinza e representados por um número de zero a 4.095. Os pixels foram transmitidos individualmente por um pulso de laser. A transmissão não foi perfeita e apresentou alguns defeitos (pontos brancos na imagem) porque a atmosfera da Terra fez com que algumas mensagens não chegassem ao satélite.

A nova tecnologia pode levar ao desenvolvimento de formas de comunicação mais eficientes entre a Terra e as missões espaciais, acredita a Nasa.

?Num futuro próximo, este tipo de comunicação a laser pode servir como uma opção à comunicação de rádio que os satélites usam. Num futuro mais distante, essa tecnologia pode permitir a comunicação de uma maior quantidade de dados do que as ligações de rádio atuais oferecem", afirmou Smith.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar