Neonazistas alemães conquistam uma vaga no Parlamento europeu

Com 300 mil votos e um resultado de 1%, o NPD conquistou um dos 96 assentos pertencentes à Alemanha na nova assembleia

Líder do partido NPD, Udo Voigt, fala com a imprensa | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O partido neonazista alemão NPD entrará pela primeira vez na história na Eurocâmara, segundo os resultados definitivos das eleições europeias na Alemanha publicados nesta segunda-feira e que confirmam a vitória dos conservadores de Angela Merkel.

Com 300 mil votos e um resultado de 1%, o NPD conquistou um dos 96 assentos pertencentes à Alemanha na nova assembleia, contra 99 da legislatura anterior.

O partido de extrema-direita se beneficia do sistema eleitoral alemão para a votação europeia, que passou ao proporcional integral e que, portanto, não prevê um número mínimo para conquistar uma cadeira.

Esta reforma também permitiu que outros pequenos partidos, como o conjunto de associações Freie Wahler, afiliado aos Liberais europeus, o Partido para a Proteção dos Animais, o Partido da Família, o Partido Pirata ou o satírico Die PARTEI (O Partido) conquistassem um assento cada um.

Este partido, fundado pelo humorista Martin Sonneborn, recebeu uma vaga com apenas 184.525 votos, 0,6% do total.

O partido conservador da chanceler Angela Merkel CDU/CSU ganhou as eleições com 35,3% dos votos (34 assentos), à frente de seu sócio de coalizão, o social-democrata SPD (27,3%, 27 cadeiras).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES