Nova onda de lava atinge La Palma após um mês da primeira erupção de vulcão

Após um mês do início da erupção, o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) indicou que a erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar até 84 dias.

Vulcão em La Palma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O  vulcão Cumbre Vieja continua emitindo lava e cinzas no arquipélago das Canárias mesmo após um mês de sua erupção. Desde sua primeira atividade sísmica, o vulcão já destruiu centenas de casas e evacuou quase 7.000 moradores. Uma nova onda de lava está agora a cerca de 30 metros da costa, a oeste da ilha, e seu contato com o oceano pode provocar emissões tóxicas.

Após um mês do início da erupção, o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) indicou que a erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar até 84 dias. "Ninguém é capaz de afirmar que esse é seu fim", afirmou o chefe do governo regional das Canárias, Ángel Víctor Torres.

10-19-21——1 Mês, desde o início da erupção e continua sem trégua.#LaPalma pic.twitter.com/IbsPHEpYHk

O Cumbre Vieja expulsa 10.000 toneladas de dióxido de enxofre por dia e, para considerar que começa a se apagar, deveria diminuir para 400 toneladas, segundo explicou à imprensa David Calvo, porta-voz do Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan).

Segundo David Calvo, um segundo fluxo de lava avança lentamente nesta terça em direção ao mar. A temperatura deste magma, segundo Calvo supera os 1.100 graus e pode obrigar os moradores que ainda residem na ilha a não saírem de casa.

 Vulcão  Cumbre Vieja já está há um mês em erupção | FOTO: Reprodução

Rastro de destruição

Segundo a Pelvoca (Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias), as erupções não deixaram nenhuma vítima, contudo, fluxos de magma destruíram tudo em seu caminho e já cobrem 763 hectares. A lava destruiu 1.956 edifícios, incluindo centenas de casas, de acordo com os últimos dados do governo espanhol. As  cinzas vulcânicas também prejudicaram a população, território e voos na ilha. 

Desde o início da erupção, quase 7.000 moradores desta pequena ilha atlântica de 85.000 habitantes tiveram que abandonar suas casas.

Com informações do IG



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES