Nova York manda 375 mil deixarem suas casas antes do “Sandy”

Cidade e toda Costa Leste se preparam para vinda da “supertempestade”. Fenômeno que matou 66 no Caribe pode virar pior tempestade dos EUA.

Vento levanta espuma do mar em píer de Nags Head, na Carolina do Norte, neste domingo (28) | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou a retirada preventiva de 375 mil moradores das regiões costeiras da cidade a partir de domingo à tarde, por conta da iminente chegada do furacão Sandy, que pode ser a maior tempestade já enfrentada pelos EUA, segundo meteorologistas.

A ordem vale para a chamada "zona A" da cidade, que inclui Coney Island, Red Hook (no Brooklyn), Rockaway Beach e quase toda a costa de Staten Island.

Ele também anunciou que as escolas da cidade devem ficar fechadas nesta segunda.

"É uma tempestade séria e perigosa", disse Bloomberg.

Transportes suspensos

Mais cedo, o governo estadual havia anunciado que a cidade de Nova York vai suspender seus serviços de trem, metrô e ônibus na noite deste domingo por conta da expectativa dde Sandy.

"Se ele virar e se afastar, excelente. Mas, se não, nós estaremos preparados para isso", disse o governador Andrew Cuomo.

A suspensão vai começar às 19h locais (21h do horário brasileiro de verão), e os serviços devem voltar cerca de 12 horas depois do fim da tempestade.

A rede de ônibus da cidade de 8 milhões de habitantes deve começar a ser desligada nas próximas duas horas.

As ferrovias de Long Island e Metro-North devem iniciar o trajeto de seus últimos trens às 19h.

As estações vão fechar após a passagem dos últimos trens.

Voos

Companhias aéreas também cancelaram centenas de voos na Costa Leste, em particular em Nova York e na capital Washington.

Os aeroportos de Nova York devem ficar abertos nesto domingo, mas as autoridades já advertiram sobre possíveis atrasos e cancelamentos.

Costa Leste

O governo Obama estimou que 50 milhões de pessoas serão atingidas pela passagem do furacão.

Meteorogistas afirmaram neste domingo que Sandy vai afetar uma larga área da Costa Leste dos EUA, mas ainda é muito cedo para prever onde a tempestade vai atingir o solo.

A expectativa é que Sandy possa se tornar a maior tempestade da história do país, segundo a Direção Nacional Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), com chuva forte, inundações e ventos violentos.

Morador de Nova York corre próximo à Ponte do Brooklyn neste domingo (28), com céu coberto de nuvens.

"Espera-se que o Sandy traga uma tempestade perigosa que inclua inundações na costa dos estados do Atlântico Médio, incluindo Long Island e os portos de Nova York", advertiu o boletim das 12h GMT (10h de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (CNH), a partir de sua sede em Miami.

O informe também destaca que os ventos alcançarão uma força de furacão quando tocarem terra.

"Só o tamanho dele, afetando uma área densamente povoada, fará história", disse Jeff Masters, especialista em furacões que escreve um blog no Weather Underground.

O impacto de Sandy já era sentido na costa, com fortes ventos e mar agitado.

Governos de vários estados no caminho de Sandy já preparam planos de emergência, incluindo retirada obrigatória de moradores em áreas vulneráveis da costa.

Moradores já armazenam comida antes da chegada de Sandy, prevista para a noite de segunda ou a madrugada de terça.

Com base no seu trajeto atual, Sandy deve chegar entre Delaware e a região de Nova York e Nova Jersey.

Mas o Centro de Furacões disse que ainda não é possível prever com exatidão em que ponto isso vai ocorrer.

Com ventos máximos de 120 km/h e se deslocando em direção ao nordeste a 17 km/h, o fenômeno deixa em suspense uma das zonas mais povoadas dos Estados Unidos, que em agosto do ano passado sofreu o golpe do furacão Irene, que deixou 47 mortos e cerca de US$ 10 bilhões em danos materiais no leste do país.

Ainda que seja rebaixado para tempestade tropical, o medo das autoridades é que o Sandy se choque com uma frente fria e com um sistema de alta pressão proveniente do noroeste do país, provocando, assim, uma "tempestade perfeita" batizada de "Frankestorm", devido à proximidade da chegada do furacão com a celebração do Halloween, na terça-feira.

Durante a atual temporada de furacões, que começou no dia 1º de junho e termina em 30 de novembro, 18 tempestades tropicais foram formadas, e dez delas chegaram a se tornar furacões: Chris, Ernesto, Gordon, Isaac, Kirk, Leslie, Michael", Nadine, Rafael" e Sandy.

Caribe

A tempestade Sandy matou pelo menos 66 pessoas e provocou destruição em sua passagem pelo Caribe durante a semana.

Com 51 mortes, o Haiti foi o país mais afetado, alvo de enchentes e deslizamentos.

Campanha eleitoral

Sandy chega à Costa Leste dos EUA a pouco mais de uma semana das eleições presidenciais de 6 de novembro, afetando a campanha eleitoral.

A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama, candidato à reeleição, está monitorando a situação. O oposicionista Mitt Romney cancelou compromissos de campanha na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES