Obama chega a Israel em 1ª visita ao país como presidente dos EUA

Esta é a primeira visita de Obama a Israel como presidente dos EUA. Tensão com o Irã deve dominar as conversações em Israel.

Obama chega a Israel em 1ª visita ao país como presidente dos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, partiu na noite de terça-feira (19) para Israel, onde nesta quarta iniciará uma visita histórica de quatro dias ao Oriente Médio.

O Air Force One decolou às 20h15 (21h15 Brasília) da base aérea de Andrews, a leste de Washington, e deve pousar no aeroporto Ben Gurión de Tel Aviv por volta do meio-dia local (7h30).

Esta é a primeira visita de Obama a Israel como presidente dos Estados Unidos. O candidato Obama foi ao país em 2008, durante a campanha presidencial.

Obama, que iniciou seu segundo e último mandato de quatro anos em janeiro passado, dedicará seu primeiro dia de visita oficial a encontros com o presidente Shimon Peres e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Na noite de quarta-feira, o presidente americano e Netanyahu concederão uma entrevista coletiva, após uma reunião bilateral e antes de um jantar de trabalho.

O Irã deve dominar as conversações em Israel, diante das suspeitas ocidentais de que Teerã está desenvolvendo uma arma nuclear sob a fachada de um programa atômico civil.

Não se espera que Obama aproveite a viagem ao Oriente Médio para lançar uma proposta visando à retomada do processo de paz entre Israel e os palestinos. Na semana passada, Obama disse à TV de Israel que seu objetivo era "escutar".

Obama visitará na quinta-feira o Museu Nacional de Israel, antes de seguir para Ramallah, onde se encontrará com o presidente palestino, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro Salam Fayyad. Posteriormente, regressará a Jerusalém para pronunciar um discurso para jovens israelenses.

Na sexta-feira, Obama depositará ramos de flores sobre os túmulos do fundador do sionismo, Theodor Herzl, e do primeiro-ministro Isaac Rabin, assassinado em 1995. Em seguida, irá ao Memorial do Holocausto, antes de seguir para a Cisjordânia, onde visitará a Igreja da Natividade, em Belém.

Na noite de sexta-feira, Obama terá uma reunião com o rei Abdullah II da Jordânia, um dos grandes aliados dos Estados Unidos na região. Antes de regressar aos EUA, na noite de sábado, Obama fará uma viagem de turismo à cidade de Petra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES