Obama tranquiliza Polônia e Rússia sobre escudo antimísseis

Romênia e Polônia aceitaram receber em seus territórios interceptores SM-3.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente americano, Barack Obama, tentou neste sábado tranquilizar Moscou e seus interlocutores poloneses sobre as intenções de Washington em relação ao escudo antimísseis, em seu segundo dia de sua visita a Varsóvia.

"A defesa antimísseis é uma área na qual deveríamos cooperar com os russos, pois temos ameaças comuns", declarou Obama, em um encontro com a imprensa após reunir-se com o chefe de Estado polonês Bronislaw Komorowski.

Entretanto, acrescentou, "achamos muito importante que a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] continue sendo a única responsável por seus meios de defesa".

Romênia e Polônia aceitaram receber em seus territórios interceptores SM-3, que farão parte do projeto de escudo antimísseis americano, provocando a ira da Rússia, que vê nisto uma ameaça à sua própria segurança.

Moscou pediu para participar do projeto comum de escudo antimísseis com a Otan e os Estados Unidos, provocando preocupação entre as ex-repúblicas do bloco comunista que hoje fazem parte da Aliança Atlântica.

A visita de Obama à Polônia é a última etapa de uma viagem de seis dias pela Europa que o levou também a Dublin e Londres e Deauville (na França onde aconteceu a reunião do G8).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES