País institui semana de trabalho de quatro dias e meio

As autoridades anunciaram ainda que o fim de semana será de sábado a domingo

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Emirados Árabes Unidos se tornaram o primeiro país do mundo a estabelecer uma semana de trabalho de quatro dias e meio para todas as suas entidades governamentais, assim como para o seu banco central.

As autoridades anunciaram ainda que o fim de semana será de sábado a domingo, e não de sexta a sábado, como acontece atualmente em vários países árabes.

Emirados Árabes tem semana de trabalho de quatro dias e meio (Foto: Reprodução)

Na sexta-feira, os funcionários vão trabalhar pouco mais de quatro horas, até o meio-dia. Assim, à tarde, eles poderão realizar as orações muçulmanas no dia mais importante da semana para a comunidade religiosa.

As mudanças, que entram em vigor no próximo dia 1º de janeiro, têm como objetivo tornar o país do Golfo Pérsico mais atraente para o investimento estrangeiro, uma vez que vincula seus dias úteis aos de muitos mercados mundiais.

A agência oficial de notícias WAM indicou que esta nova semana de trabalho visa "aumentar a produtividade e melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal".

O país, acrescentou o serviço de informação, quer "melhorar a sua posição na competitividade global dos setores econômico e empresarial".

A decisão garante fluidez financeira e comercial, além de transações econômicas com países que seguem um fim de semana de sábado a domingo, acrescentaram os Emirados Árabes Unidos.

As mudanças também vão se estender às escolas públicas. O setor privado, porém, terá a opção de escolher sua própria semana de trabalho.

"Cada empresa, dependendo do setor em que opera e do que se adapte e sirva melhor aos seus negócios, pode escolher o fim de semana para seus funcionários", disse o ministro de Recursos Humanos, Abdulrahman al-Awar, à agência de notícias Reuters.

Segundo ele, um fim de semana mais longo vai melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. E várias nações muçulmanas, como Indonésia e Marrocos, já têm o sábado e o domingo como fim de semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES