Com forte impacto sobre o mundo, Papa Francisco é eleito personalidade do ano pela revista ‘Time’

O padre Federico Lombardi, disse que Francisco “não procura se tornar famoso ou receber honras”.

Papa Francisco | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco foi eleito nesta quarta-feira personalidade do ano pela revista ?Time?. O Pontífice argentino, escolhido pelo conclave de cardeais em 13 de março, tem se destacado pela simplicidade, espontaneidade e por promover reformas consideradas revolucionárias na Igreja, se diferenciando de seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI.

Em seu primeiro ano na liderança da Igreja Católica, o Papa foi selecionado pela prestigiosa publicação americana como a pessoa que exerceu mais impacto sobre o mundo, para o bem ou para o mal, durante 2013. O editor-chefe da revista Nancy Gibbs destacou que Francisco mudou o tom, a percepção e o foco de uma das maiores instituições do mundo de uma forma extraordinária.

?O que torna este Papa tão importante é a velocidade com que ele tem capturado a imaginação de milhões de pessoas que tinham desistido de ter esperança na Igreja?, afirmou a revista em seu site.

Em um comunicado, o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, disse que Francisco ?não procura se tornar famoso ou receber honras?.

?Mas se a escolha da personalidade do ano ajuda a espalhar a mensagem do evangelho - uma mensagem do amor de Deus por todos - ele certamente vai ficar feliz com isso?, acrescentou Lombardi.

A publicação recorda a época em que Jorge Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, se deslocava a pé e de metrô para visitar lugares pobres e violentos na capital. E que o argentino pedia a fiéis que rezassem por ele, da mesma forma como pediu ao mundo quando foi eleito Papa.

Um dos pontos fortes de seus quase nove meses de Pontificado foi a divulgação da Exortação Apostólica - primeiro documento exclusivamente publicado por Francisco -, detalhando como a Igreja e o próprio papado devem ser reformados para criar uma instituição mais missionária e misericordiosa, com atenção especial aos pobres.

Na semana passada, Francisco formou uma comissão especial para a proteção de crianças, vítimas de abusos sexuais, e para a luta contra padres pedófilos, retomando sua intenção de enfrentar um problema que por muitas vezes foi ocultado na Santa Sé.

Além de cumprir as tarefas burocráticas com êxito, Jorge Bergoglio é conhecido pela quebra de protocolos. Há suspeitas de que ele sai do Vaticano à noite, vestido como um sacerdote comum, para se encontrar com homens e mulheres sem-teto?. E não poupa abraços e gestos de carinho a fiéis em suas audiências na Praça de São Pedro, no Vaticano, nas quais, por muitas vezes, dispensou a segurança destinada aos antigos pontífices.

Francisco também ganhou fama pelas duras críticas à corrupção, à burguesia, à guerra e à cultura do descarte. E por adotar uma postura mais flexível em relação a temas tabus para a Igreja, como o homossexualismo, e uma linguagem mais coloquial e próxima dos fiéis.

Apesar da idade avançada - ele completa 77 anos em 17 de dezembro -, Francisco vem mantendo um ritmo acelerado desde que assumiu o trono de São Pedro. Ele se levanta às 4h30 e deita às 22h, com uma curta sesta depois do almoço. Há relatos de que ele não tem o costume de tirar férias. E isso não mudou quando assumiu a liderança da Igreja Católica. Não foi a Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, e só concordou em suspender audiências gerais durante julho e agosto, devido ao intenso calor romano.

Edward Snowden fica em segundo lugar

Francisco foi selecionado pela revista a partir de uma lista de dez personalidades. Depois do Papa, ficou o ex-técnico da NSA Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo dos Estados Unidos.

Outros finalistas foram o ativista de direitos dos homossexuais Edith Windsor, o presidente sírio Bashar al -Assad e o senador dos EUA Ted Cruz, do Texas.

No ano passado, o escolhido foi o presidente americano Barack Obama. A revista elege a personalidade do ano desde 1927.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES