Papa nomeia 19 novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta

Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.

Papa nomeia o brasileiro D. Orani Tempesta como cardeal | Reprodução Globo News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco nomeou oficialmente neste sábado (22) 19 novos cardeais em um consistório realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia, cada um dos cardeais foi recebido pessoalmente por Francisco, que entregou a eles o solidéu, o barrete (chapéu vermelho dos cardeais) e o anel a cada um deles.

Os cardeais também receberam o título de uma igreja de Roma. A designada para Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria Mãe da Providência. O brasão dele será colocado na igreja, além de uma foto.

O título das igrejas de Roma é uma tradição do início do papado, quando os cardeais, principais colaboradores do Papa, eram párocos de Igrejas da capital italiana. Com a expansão da Igreja e a criação de cardeais de todo o mundo, permaneceu a tradição, e cada um deles ganha o título de uma paróquia. O título é principalmente formal ? os párocos de cada uma das Igrejas continuam sendo responsáveis pela administração local.

Os novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.

Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.

Após o fim da cerimônia, Dom Orani receberá cumprimentos na Aula Paulo VI, no Vaticano. Ele deve receber os convidados que foram até o Vaticano para sua posse, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

Bento XVI

O Papa Emérito Bento XVI participou da cerimônia. Bento XVI cumprimentou Francisco, foi bastante requisitado pelas cardeais e foi homenageado pelos presentes no início da cerimônia.

A presença do papa emérito no consistório não era esperada e foi uma surpresa. É a primeira vez que ele aparece em um evento público desde que renunciou em fevereiro de 2013.

Durante seu discurso na cerimônia, o Papa Francisco falou sobre a luta contra a discriminação, sobre as guerras do mundo, e disse que a principal função dos bispos é a oração.

O último consistório para a criação de cardeais remonta a novembro de 2012.

O então Papa e hoje Papa Emérito Bento XVI promoveu seis prelados não europeus, para corrigir a tendência manifestada nove meses antes com a criação de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de um total de 18.

Leia a relação dos novos cardeais eleitores anunciados pelo Papa neste domingo:

1 ? Mons. Pietro Parolin, arcebispo titular de Acquapendente, Itália, secretário de Estado.

2 ? Mons. Lorenzo Baldisseri, arcebispo titular de Diocleziana, Itália, secretário geral do Sínodo dos Bispos.

3 - Mons. Gerhard Ludwig Műller, arcebispo-bispo emérito de Regensburg, Alemanha, prefeito da congregação da doutrina da fé.

4 ? Mons. Beniamino Stella, arcebispo titular de Midila, Itália, prefeito da Congregação para o Clero.

5 ? Mons. Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Grã-Bretanha.

6 ? Mons. Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua, na Nicarágua.

7 ? Mons. Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec, no Canadá.

8 ? Mons. Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjan, na Costa do Marfim.

9 ? Mons. Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil.

10 ? Mons. Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve, Itália.

11 ? Mons. Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.

12 ? Mons. Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seul, na Coreia do Sul.

13 ? Mons. Ricardo Ezzati Andrello, aecebispo de Santiago do Chile.

14 ? Mons. Philippe Nakellentuba Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou, Burkina Faso.

15 ? Mons. Orlando B. Quevedo, arcebispo de Cotabato, nas Filipinas.

16 ? Mons. Chibly Langlois, bispo de Les Cayes, no Haiti.

Os três não-eleitores são:

1 ? Mons. Loris Francesco Capovilla, arcebispo titular de Mesembria, Itália.

2 ? Mons. Fernando Sebastián Aguilar, arcebispo emérito de Pamplona, Espanha.

3 ? Mons. Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries, Santa Lúcia.

Consistório

O pontífice argentino reuniu nesta quinta (20) e sexta-feira (21) cardeais do mundo inteiro em um consistório para "debater o tema da família".

Francisco pediu que eles sejam "inteligentes, corajosos e amorosos" ao discutirem temas familiares delicados, como contracepção, coabitação, divórcio e relações homossexuais.

Em sua fala ao "consistório extraordinário", como é chamada essa reunião dos cardeais, o pontífice disse que os líderes da Igreja devem "buscar aprofundar a teologia da família e discernir as práticas pastorais que a nossa atual situação exige".

122 eleitores

Considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica, os cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a aministração da Igreja.

Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa quando o pontífice que está no cargo morre ou renuncia.

Com as nomeações, o número de cardeais eleitores passará a 122, superando o máximo de 120 que participa de um Conclave, mas dez deles completarão 80 anos em 2014.

O conclave no qual Francisco foi eleito Papa, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais da Europa, 19 das Américas, 11 da África e 10 da Ásia.

A presença de nomes de países em desenvolvimento reforça a tendência, demonstrada por Francisco, de fazer um pontificado mais voltado aos pobres.

Atualmente, o Brasil tem 9 cardeais, segundo o site do Vaticano.

São quatro eleitores (Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom João Braz de Aviz, Dom Cláudio Hummes e Dom Odilo Pedro Scherer) e cinco não-eleitores (Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Freire Falcão e Dom Eusébio Oscar Scheid.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES