Parlamentares dos EUA chegam a Taiwan em meio a tensões com a China

Legisladores americanos estão visitando a ilha neste domingo, 12 dias após a ida da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, que acirrou tensões com a China.

Parlamentares dos EUA chegam a Taiwan em meio a tensões com a China | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma delegação de parlamentares dos Estados Unidos chegou a Taiwan neste domingo (14) para uma visita de dois dias que contará com um encontro com a presidente Tsai Ing-wen.

Este é o segundo grupo de alto nível que viaja à ilha em meio a crescentes tensões militares com a gigante vizinha, a China.

A delegação, liderada pelo senador democrata Ed Markey, do estado de Massachusetts, se reunirá com líderes de Taiwan para discutir as relações dos Estados Unidos com a ilha, segurança regional, comércio, investimento e outros assuntos, informou o Instituto Americano em Taiwan.

O diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, e os parlamentares dos EUA (Foto: Divulgação)

A China, que reivindica o território de Taiwan, vem realizando exercícios militares ao redor da ilha para expressar sua indignação com a visita de Nancy Pelosi, pivô de uma das maiores crises recentes entre os EUA e o país asiático.

Neste último sábado (13), o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan expressou "sincera gratidão" aos Estados Unidos por terem tomado "ações concretas" para manter a segurança e a paz no Estreito de Taiwan.

O diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Hsu, e o parlamentar dos EUA John Garamendi (Foto: Divulgação)Qual a importância da ilha para as potências mundiais?

Para o gigante asiático, trata-se de uma província rebelde que segue fazendo parte de seu território. Já para o governo de Taiwan, a ilha é um estado independente, gerido por uma Constituição própria. Os chineses já disseram inclusive que pretendem retomar o território, até mesmo com a força, se necessário.

A postura coincidiu com a chegada ao poder, nos Estados Unidos, do democrata Joe Biden, que constantemente se manifesta a favor da independência de Taiwan, um assunto que seu antecessor, Donald Trump, quase não tocava.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES