Payton Gendron: Atirador que matou 10 em mercado dos EUA transmitiu ataque

Americano de 18 anos exibiu ataqte por mais de um minuto na Twitch; empresa alegou que está 'tomando medidas apropriadas' após o caso

Atirador que matou 10 em mercado dos EUA transmitiu ataque | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

BUFFALO, EUA — A polícia identificou como Payton S. Gendron o atirador de 18 anos que matou 10 pessoas e feriou outras três em um mercado de Buffalo, no estado de Nova York, neste sábado. O ato de violência, investigado como "crime de ódio", foi exibido ao vivo pela Twitch, plataforma de transmissão on-line de videogames.

A empresa confirmou que o ataque foi exibido no serviço e removeu o vídeo pouco mais de um minuto após o início. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, criticou a empresa, defendendo que o conteúdo deveria ter sido banido no primeiro segundo de transmissão.

Payton Gendron: Atirador que matou 10 em mercado dos EUA transmitiu ataque- Foto: Reprodução

— O fato de que isso pode ser postado em uma plataforma é absolutamente chocante. Esses meios de comunicação devem estar mais vigilantes no monitoramento do conteúdo das mídias sociais — ressaltou em entrevista coletiva.

Em comunicado, a Twitch disse que ficou “devastada” ao saber do ataque e estava tomando medidas para que o vídeo não fosse compartilhado por nenhum outro usuário.

"O usuário foi suspenso indefinidamente de nosso serviço e estamos tomando todas as medidas apropriadas, incluindo o monitoramento de quaisquer contas que retransmitam esse conteúdo”, diz a nota.

A emissora americana CNN obteve uma parte da transmissão ao vivo que mostra o suspeito chegando a uma loja da rede regional de supermercados Tops Friendly Markets. O vídeo é gravado do ponto de vista do atirador, enquanto ele entra no estacionamento do mercado. A imagem mostra o rosto dele no espelho retrovisor, usando um capacete e é possível ouvi-lo dizer: "Apenas tenho que ir em frente". Logo em seguida, para na frente da loja. Clientes são vistos andando pelo estacionamento enquanto o suspeito chega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES