Policia japonesa admite falhas na segurança de Shinzo Abe, morto a tiros

O chefe da polícia de Nara, Tomoaki Onizuka prometeu uma vasta investigação sobre o caso e “tomar todas as medidas necessárias”.

Polícia admite falhas na segurança de Shinzo Abe | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefe da polícia de Nara, no oeste do Japão, afirmou hoje que falhas "inegáveis" ocorreram no dispositivo de segurança do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. Em pleno comício eleitoral, o ex-premiê foi morto a tiros ontem, em um incidente que chocou o país.

"Acho que não há dúvidas que existiram problemas nas medidas de guarda e de segurança do ex-primeiro-ministro Abe", disse o chefe da polícia de Nara, Tomoaki Onizuka. Ele prometeu uma vasta investigação sobre o caso e "tomar todas as medidas necessárias".

Polícia admite falhas na segurança de Shinzo Abe (Foto: Divulgação)As mídias japonesas mostraram hoje a entrada do carro fúnebre na residência da família Abe, em Tóquio, na companhia de Akie, esposa do ex-premiê. O veículo deixou nesta manhã o hospital de Kashihara, perto de Nara, para onde Abe foi levado ontem após a agressão.

Leia Mais

O ex-premiê, de 67 anos, foi alvo de tiros durante um comício eleitoral e morreu no hospital horas depois. Apesar dos esforços da equipe médica, Abe, que foi atingido por duas balas no pescoço, não resistiu aos ferimentos.

O agressor, Tetsuya Yamagami, de 41 anos é um ex-membro da marinha japonesa, atualmente desempregado. Segundo as autoridades, ele admitiu ter visado Abe deliberadamente, utilizando uma arma "aparentemente de fabricação caseira". O homem disse acreditar que o ex-premiê fazia parte de uma organização da qual queria se vingar, mas sem especificar o nome dela. Alguns jornais japoneses evocaram um grupo religioso, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

O velório de Shinzo Abe será realizado na segunda-feira (11) e o funeral, na terça (12), em presença apenas da família e de pessoas próximas do ex-premiê.

Viúva Akie Abe, volta para casa em um carro funerário transportando o corpo de seu marido (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES