População de gaza faz 'desafio do balde' com areia por não ter água

População de gaza faz 'desafio do balde' com areia por não ter água

Sem gelo e sem água, habitantes de Gaza fazem "desafio do balde" com escombros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não temos água, o que temos é isso". Para conscientizarem internautas da situação de Gaza, moradores locais criaram o Rubble Bucket Challenge (traduzido livremente como "Desafio do Balde de Escombros").

Jogando baldes de detritos e de areia em suas cabeças, material vindo de estruturas bombardeadas, eles avisam que não possuem água para participar do desafio do balde de gelo, então apelam para o que está sobrando por lá.

O desafio ganhou notoriedade com vídeos do jornalista palestino Ayman al-Aloul e do comediante Mohammed Darwaza, da Jordânia. "Procuramos por baldes de água, mas por aqui a água é muito importante para jogá-la em nossas cabeças", conta Aloul em seu vídeo. "Esse desafio é para todas as pessoas que sentem compaixão pelos palestinos. Pedimos a solidariedade dos que alcançam seguidores e têm uma audiência".

"Não temos água, o que temos é isso", afirma o jornalista em uma pilha de destroços que costumava ser uma área residencial.

A premissa é a mesma do desafio do balde de gelo - participantes jogam um balde de areia sobre suas cabeças e indicam outras pessoas para fazer o mesmo. Não há necessidade de doação, o objetivo é apenas passar adiante informações sobre o conflito em Gaza. "Dinheiro não vai trazer de volta tantas almas inocentes, e não conseguimos reconstruir Gaza a ão ser que os ataques de Israel parem", afirmou Maysam Yusef, um dos criadores da campanha, ao The Verge.

"Queremos uma revolução nas mídias sociais, com pessoas mostrando solidariedade com Gaza e rejeitando publicamente a morte de civis. Estamos tentando formar um movimento mundial para pressionar Israel a parar com o genocídio contra os palestinos", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES