Por causa do Ebola, 1 milhão de pessoas podem ficar sem comida

Essa crise já é evidente na capital de Guiné, Conacri, onde não chegam frutas nem legumes vindos do campo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mortos e infectados pelo vírus Ebola passa oficialmente de 3 mil e o medo da doença já prejudica até a oferta de alimentos. Cerca de 1 milhão de pessoas em áreas isoladas podem precisar de assistência alimentar nos próximos meses.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o atual surto já matou 1.145 pessoas e infectou 2.127 até o dia 13. Houve o registro de 76 mortes em dois dias, com avanço sobretudo na Libéria, que já trata a epidemia como "situação pior que de guerra". O Programa Mundial de Alimentos (PMA), das Nações Unidas, preparou uma operação regional de emergência para alimentar os necessitados. Ela deve estender-se por três meses. "É uma crise de saúde, mas tem impacto sobre a segurança dos alimentos", afirmou a porta-voz do PMA, Fabienne Pompey.

Essa crise já é evidente na capital de Guiné, Conacri, onde não chegam frutas nem legumes vindos do campo. Em Serra Leoa e na Libéria, vários mercados fecharam as portas. O preço do arroz e de outros alimentos básicos sobe em áreas sob quarentena. Caçadores de animais silvestres que podem transportar o vírus perderam o meio de sustento e agricultores em algumas áreas foram separados de suas colheitas.

Embora não haja restrições à movimentação de comida, a oferta é restringida pelo receio de infecção. Guiné, Libéria e Serra Leoa que impuseram algumas restrições a viagens internas, estão sendo cada vez mais isoladas. As companhias aéreas regionais suspenderam voos para os três países. Como medida paliativa, a ONU iniciará voos de ajuda humanitária hoje. A ideia é garantir que não haja interrupções nas próximas semanas. Também foram enviados trabalhadores para áreas remotas por helicóptero.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES