Primeiro-Ministro do Haiti pede ajuda; número de mortos não para de subir

Primeiro-Ministro decretou situação de emergência, novo tremor foi registrado no domingo (15)

Número de mortos no terremoto do Haiti sobe para mais de 1.200 | Número de mortos no terremoto do Haiti sobe para mais de 1.200
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não para de subir o número de mortos após o terremoto de sábado que atingiu o Haiti, que chegou a 1.297, segundo autoridades. O número de feridos já chega a 2.800. Este já é o segundo maior terremoto que devastou o país.

Milhares de pessoas estão desabrigadas. O chefe da agência de proteção civil, Jerry Chandler, a situação é mais grave no sul do país, onde mais de 500 pessoas morreram. O terremoto destruiu 2.868 edificações e danificou 5.410, disseram ainda as autoridades. 

Pessoas caminham entre escombros de casas destruídas pelo terremoto em Les Cayes, no Haiti — Foto: Jose Flecher/cortesia via Reuters

No domingo (15), um novo terremoto de magnitude 5,9 foi notificado pelo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O tremor aconteceu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), disse a EMSC.

As estradas e ruas de Porto Príncipe estão cheias de entulhos e máquinas trabalham na limpeza. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais atingidas.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias e pediu ajuda. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

Número de mortos em terremoto no Haiti passou de 700 — Foto: Joseph Odelyn/AP

"Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país", escreveu Henry. "Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos", seguiu o mandatário. "A união faz a força."

Morte de presidente 

O terremoto atinge o Haiti em um momento de forte crise política, que é anterior até mesmo ao assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES