mais

Princesa japonesa abandona título para se casar com plebeu

Ao formalizar união com namorado dos tempos de universidade, Mako, sobrinha do imperador Naruhito, é obrigada a deixar a família imperial. Críticas e escândalos fizeram com que casamento fosse adiado

A princesa japonesa Mako, sobrinha do imperador Naruhito, casou-se discretamente com um plebeu nesta terça-feira (26/10), afirmando que a união – adiada por três anos devido a polêmicas e críticas – foi uma “escolha necessária”.

Ao casar-se com seu antigo colega de universidade Kei Komuro, a princesa Mako, de 30 anos, adotou o sobrenome do marido e perdeu seu título real, como previsto na legislação imperial japonesa para mulheres.

Princesa Mako se casa com plebeu (Foto: reprodução)Princesa Mako se casa com plebeu (Foto: reprodução)

A lei também determina que apenas homens podem suceder ao trono, e os filhos de mulheres da família imperial que se casam com plebeus não são incluídos. Os próximos na linha de sucessão imperial são o pai de Mako, o príncipe Akishino, e o irmão da princesa, o príncipe Hisahito.

Mako e Komuro também quebraram a tradição ao abrir mão dos rituais e cerimônias tradicionais em casamentos reais. Além disso, em meio a críticas de muitos que consideram o casamento inadequado, a princesa recusou uma espécie de dote no valor de cerca de 1,3 milhão de dólares, que costuma ser pago a mulheres que deixam a família imperial após o casamento.

Pela manhã, Mako foi vista saindo do palácio imperial vestindo um vestido azul claro e segurando um buquê. Ela se curvou diante dos pais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, e abraçou a irmã Kako.

Princesa Mako e Kei Komuro (Foto: reprodução)Princesa Mako e Kei Komuro (Foto: reprodução)

Segundo a Agência Doméstica Imperial, a certidão de casamento de Mako e Kei Komuro foi submetida a uma autoridade do palácio e oficializada.

“Para mim, Kei é insubstituível. Para nós, nosso casamento foi uma escolha necessária para vivermos enquanto nutrimos nossos corações”, disse a princesa numa coletiva de imprensa transmitida pela televisão após o casamento.

“Eu amo Mako. Viverei apenas uma vez e quero passar a vida com alguém que amo”, declarou Komuro, afirmando esperar construir uma família com a princesa e que fará “de tudo para apoiá-la”.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail