Professor volta de férias como travesti com nome de namorada

Melisa afirma que não pretende fazer a cirurgia para mudança de sexo

Melisa é a primeira professora transexual da rede pública da capital argentina. | BBC / Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O professor de xadrez da rede pública de Buenos Aires José D"Oro assumiu, há pouco mais de um mês, que é travesti, como se define, e adotou o nome de Melisa em homenagem às ex-namoradas.

"Melisa é um anagrama em homenagem às namoradas que tive. Mercedes, Estela, Ana. Foram muitas", disse à BBC Brasil. Ele decidiu assumir de vez a nova identidade após as férias escolares deste inverno.

Nos últimos dias, Melisa foi notícia nos principais jornais do país, como o La Nación e o Página 12, e entrevistada nas emissoras de TV locais, como a CN23. Ela é a primeira professora transexual da rede pública da capital argentina e nos últimos dias substituiu calças compridas por vestidos e saias, além dos cabelos mais longos.

"Nos últimos seis anos, decidi iniciar minha transição. Mesmo usando roupas masculinas, passei a fazer as sobrancelhas e as unhas. E usei roupas mais soltas para que não percebessem meus seios de silicone", afirmou. Quando era José D"Oro, foi casado e pai de duas filhas, que agora têm 16 e 21 anos.

"Elas me apoiam completamente. E adoramos fazer coisas de moças juntas, como maquiagem, por exemplo", disse. Diante da pergunta de como as filhas a chamam, se pai ou mãe, Melisa respondeu: "Por enquanto ainda me chamam de "Pa" [diminutivo de papai], mas quem sabe será diferente no futuro, não é?", respondeu.

"Tirei a capa de homem"

Melisa disse que desconhece a opinião da ex-mulher, mas disse não estar preocupada. "Somos separadas há mais de dez anos. Tenho o apoio das minhas filhas, dos meus amigos e dos outros professores. Só não esperava tanta repercussão à minha decisão", disse.

Melisa dá aulas de xadrez em seis escolas da rede pública da cidade de Buenos Aires que, como a escola número 23, do bairro portenho de Flores, incluem a atividade para os alunos que estudam em tempo integral. Ensina xadrez há mais de 20 anos e acha que desde que passou a ser Melisa tem uma atitude "mais dócil" com as outras pessoas.

"Eu sempre soube o que eu era e, quando era criança, por causa da minha delicadeza, sofri violência de gênero e tive que mudar de escola. Hoje, depois que tirei a capa de homem, me sinto muito melhor comigo mesma", disse.

De acordo com a imprensa local, cada escola onde ela trabalha teria comunicado aos pais dos alunos que sua aparência seria "diferente" depois das férias. "Ela é uma excelente professora e as crianças têm que se acostumar", disse uma das mães de uma aluna ao jornal La Nación.

Sua colega e professora Claudia Araujo disse ter explicado a mudança aos alunos por meio de contos para abrir o debate sobre a questão. "As crianças e jovens têm muitos exemplos que veem na televisão. Eles têm muita informação e entendem essas questões melhor que os adultos. Estamos em uma sociedade que muda frequentemente e acho que a decisão de Melisa foi corajosa", afirmou.

Lei de identidade de gênero

Melisa é a primeira a assumir sua nova condição no trabalho escolar. Recentemente, outra professora de Quilmes, cidade vizinha de Buenos Aires, assumiu ser transexual, mas ela havia iniciado a carreira de mestra com a condição sexual de aparência feminina.

Melisa foi a primeira a mudar de aparência após passar anos como professor e não como professora, como contou. Para ela, a lei de identidade de gênero foi o "broche de ouro" que faltava para que "cada um assuma quem é".

A lei entrou em vigor em junho passado, permitindo a troca de nome nos documentos e tratamento médico para mudança de sexo na rede pública do país.

Mas Melisa disse que ainda iniciará os tramites para a mudança de nome nos documentos e que passará a se chamar Melisa Estela D"Oro, mas não fará a cirurgia para mudança de sexo. "Eu sou travesti e não tenho conflito com meu corpo", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES