Provícia do Canadá vai cobrar 'imposto de saúde' para não vacinados

O primeiro-ministro de Quebec, François Legault, disse que medida 'é uma questão de justiça para 90% da população'

vacinação | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A província canadense de Quebec está atualmenteenfrentando um aumento de infecções e mortes pela Covid-19. Como forma de incentivar a vacinação, o local cobrará um 'imposto de saúde' para os moradores que não estiverem vacinados contra a covid-19.

Na terça-feira (11/1), o primeiro-ministro anunciou que a província seria a primeira no país a penalizar financeiramente os não vacinados. Apenas 12,8% dos moradores de Quebec não são vacinados, mas eles representam quase metade de todos os casos hospitalares. Segundo dados federais, pouco mais de 85% dos que vivem na província receberam pelo menos uma dose da vacina até 1º de janeiro.

Vacinação (Foto: reprodução)

O primeiro-ministro de Quebec, François Legault, disse durante uma entrevista coletiva que as pessoas que não receberam a primeira dose da vacina terão que pagar uma "contribuição". O valor da taxa ainda não foi decidido, mas será "significativo", disse ele.

"Acho que agora é uma questão de justiça para 90% da população, que fizeram alguns sacrifícios", disse Legault. "Acho que devemos a eles esse tipo de medida."

Na semana passada, a província anunciou que exigiria comprovante de vacinação para fazer compras em lojas de maconha e bebidas do governo. Também está em vigor um toque de recolher, o segundo da pandemia, que funciona das 22h às 05h todos os dias.

Na terça-feira, o número total de mortos por covid em Quebec chegou a 12.028, com 62 óbitos registrados em um período de 24h. Apenas 12,8% dos moradores de Quebec não são vacinados, mas eles representam quase metade de todos os casos hospitalares

A porcentagem de pacientes com covid em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) que não foram vacinados é de 45%, mostram dados regionais. A coletiva de imprensa do primeiro-ministro contou com a presença do diretor interino de saúde pública, que assumiu depois que o ocupante anterior do cargo renunciou devido a críticas sobre como lidou com o último aumento impulsionado pela variante ômicron.

Os hospitais de Montreal, a maior cidade da província, estão chegando a 100% da capacidade e já começaram a limitar os tratamentos não relacionados à covid.

Mais de 200 membros da população desabrigada da cidade também tiveram diagnóstico positivo para a doença, o que indica um surto. Ele ocorre em meio a uma forte onda de frio, que está sobrecarregando os abrigos públicos.

Quebec registrou 8.710 novos casos na terça-feira. O número representa uma taxa de positividade de 20%. A província tem 2.742 pacientes com covid hospitalizados, incluindo 244 em terapia intensiva.

Quebec não é a única região do mundo que busca impor uma penalidade financeira àqueles que não querem ser imunizados. A partir do fim deste mês, gregos com mais de 60 anos vão ter que pagar uma multa de 100 euros (cerca de R$ 633) por cada mês em que permanecerem não vacinados. Cingapura exigiu que pacientes com covid paguem suas próprias contas médicas se não estiverem vacinados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES