Quênia mantém exame anal que identifica gays e punição é 'severa'

Os“crimes” homossexuais são castigados com até 14 anos de prisão.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior de Mombaça, no litoral do Quênia, desprezou nesta quinta-feira um pedido de inconstitucionalidade contra a prática de exames médicos anais para determinar se uma pessoa é homossexual, tipificada como crime neste país.

O pedido foi apresentado por dois homens que foram submetidos a esses exames após serem denunciados pela polícia e que decidiram iniciar uma ação judicial para que os mesmos fossem declarados ilegais. Segundo um juiz do tribunal, os solicitantes se submeteram de forma voluntária a esse exame, o que legalmente invalida a pretensão de inconstitucionalidade.

"Os registros indicam que os litigantes não objetaram e nem protestaram pelo teste. Parece claro que consentiram de forma voluntária o exame médico", afirma o juiz em uma resolução divulgada por meios de comunicação locais.

"O exame médico dos litigantes e a tomada de amostras foram feitos de acordo com a lei. Não encontro nenhuma violação dos direitos dos litigantes", precisou.

Durante estes exames, o médico insere seu dedo no ânus do acusado ou pede aos homens que fiquem nus e se inclinem para examinar visualmente a região anal.

As autoridades quenianas e de outros países onde são realizadas estas práticas asseguram que, mediante este procedimento, podem determinar o tônus muscular, o esfíncter e a largura do ânus para saber se mantiveram relações homossexuais.

Os dois litigantes quenianos alegaram que, além destes exames, também foram feitos testes de HIV e hepatite após a detenção dos dois em fevereiro de 2015, acusados de terem realizado atos homossexuais.

No Quênia, os "crimes" homossexuais são castigados com até 14 anos de prisão.

O uso de exames médicos anais é praticado pelo menos em oito países: Camarões, Egito, Quênia, Líbano, Tunísia, Turcomenistão, Uganda, e Zâmbia, segundo a Human Rights Watch.

Além de não ter "nenhum valor médico", a ONU considera desumanas, cruéis e degradantes estas práticas, que também são proibidas por tratados internacionais contra a tortura e os direitos civis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES