Quinze homens são julgados por estupros coletivos em Paris

O julgamento é realizado a portas fechadas em um tribunal juvenil de Créteil, perto de Paris.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quinze homens com idades entre 29 e 33 anos são julgados pela justiça francesa, acusados de estupros coletivos entre 1999 e 2001 a duas adolescentes, na época com 15 e 16 anos, nos subúrbios de Paris. A maioria dos acusados era menor de idade na época dos fatos. O julgamento é realizado a portas fechadas em um tribunal juvenil de Créteil, perto de Paris.

O caso veio à tona no outono de 2005, quando uma das vítimas resolveu quebrar o silêncio e denunciar a agressão seis anos depois. Apenas quando foi espancada na rua por um dos ex-agressores por ter olhado de forma estranha para ele, uma das vítimas, Nina, pediu ajuda à polícia. Ela contou que o homem fazia parte de um grupo de rapazes que a violentou diariamente durante seis meses em 1999 em porões, estacionamentos e apartamentos de Fontenay-sous-Bois (leste de Paris).

A jovem explicou que nunca não tinha denunciado antes, "por medo de represálias". A polícia investigou o comportamento de 20 adolescentes e encontrou uma outra suposta vítima. Dos 15 réus, apenas um está detido por suspeita de matar sua esposa e sequestrar seu filho em fevereiro de 2010. Catorze outros, incluindo um foragido, continuam em liberdade.

Agora com 29 anos, as vítimas estavam presentes na audiência desta terça-feira. Elas acompanham o julgamento "à espera de justiça, e não de vingança", afirmou sua advogada à AFP, Clotilde Lepetit. Se elas demoraram a denunciar, foi por medo de quebrar a lei do silêncio, segundo ela.

Os acusados, que podem ser condenados a uma pena de prisão de até 20 anos, negam os estupros, alegando que as duas meninas concordaram em manter relações sexuais. O julgamento deve terminar em 12 de outubro. Dois outros envolvidos, com idades inferiores a 16 anos na época dos fatos, devem comparecer em uma data ainda não definida, em um tribunal juvenil em Creteil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES