Reino Unido pode impor restrições para vistos a brasileiros, diz jornal

O “Financial Times” afirma que o plano de May põe o Reino Unido na contramão de medidas adotadas por outros países

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Reino Unido estaria em vias de endurecer as regras de concessão de vistos para brasileiros, segundo informações publicadas na edição desta terça-feira (5) do jornal "Financial Times".

De acordo com o diário, a ministra do Interior britânica, Theresa May, deve propor hoje um fim ao acordo atualmente em vigor que permite a brasileiros permanecer até seis meses no Reino Unido sem visto.

O "Financial Times" afirma que o plano de May põe o Reino Unido na contramão de medidas adotadas por outros países, como os Estados Unidos e a Austrália, que estariam afrouxando restrições de vistos a brasileiros a fim de estimular o turismo e os negócios.

Segundo o jornal, May quer coibir a entrada de imigrantes ilegais brasileiros no Reino Unido, mas a proposta da ministra do Interior contaria com a oposição de outros ministros do governo, que temem que, se adotada, ela poderia abalar as relações britânicas com o Brasil, que vinha sendo visto pelo premiê David Cameron como país-chave em termos de relações comerciais com o Reino Unido.

Entre os que se opõem à possível medida estariam o ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, e o ministro das Finanças, George Osborne.

Outra fonte entrevistada pelo diário afirmou que May peca por uma postura "mão pesada" pela imposição de vistos e que ela mostrou "não entender" a repercussão para o comércio com as nações do bloco Brics (formado pela Rússia, Índia, China e África do Sul).

O ministério do Interior também vinha sendo criticado pelos complicado processo de obtenção de vistos por turistas chineses.

O jornal diz que dados de 2011 do Ministério do Interior colocam o Brasil no quinto lugar da lista dos dez países que mais oferecem imigrantes ilegais para o Reino Unido; cerca de 2 mil brasileiros são extraditados do Reino Unidoa anualmente.

Robert Halfon, líder conservador do grupo suprapartidário Commons Brazil, que visa a firmar laços entre parlamentares britânicos e congressistas brasileiros e discutir temas de interesse mútuo, afirmou ao Financial Times que a medida seria "um grande passo para trás"", que provocaria o antagonismo de um país que está se tornando "uma das mais importantes nações do mundo".

Tanto o primeiro-ministro David Cameron como o vice-primeiro-ministro Nick Clegg já visitaram o Brasil. No ano passado, durante sua visita ao Rio e a São Paulo, Cameron estava acompanhado de 58 empresários.

"Não adianta o primeiro-ministro excursionar pelo mundo dizendo "A Grã-Bretanha está aberta para negócios, vocês são bem-vindos aqui", se seus ministros estão minando-o em todas as suas ações e tornando a mais difícil para que turistas de negócios venham aqui. É absolutamente vital manter a porta aberta para o Brasil e não fazer algo que desestimule o comércio entre os dois países", afirmou Halfon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES