Revista relata sofrimentos e mortes a animais em produções de Hollywood

De acordo com a publicação, que manteve a maior parte das fontes sob anonimato, um treinador deu socos em cachorro no set de “Resgate abaixo de zero”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reportagem desta segunda-feira do "Hollywood Reporter" apresenta evidências de que a American Humane Association (AHA), organização responsável por supervisionar o tratamento dispensado a animais nas gravações de filmes e programas de TV, abafou, sistematicamente, casos de maus tratos e mortes, tudo para preservar as relações com poderosos produtores de Hollywood. O texto explica como o grupo se tornou "parte da indústria que deveria regulamentar".

De acordo com a publicação, que manteve a maior parte das fontes sob anonimato, um treinador deu socos em um cachorro no set de "Resgate abaixo de zero" (2006), filme da Disney estrelado por Paul Walker; um esquilo foi esmagado nas filmagens da comédia romântica "Armações do Amor" (2006), com Matthew McConaughey e Sarah Jessica Parker; e dezenas de ovelhas e cabras morreram em "O Hobbit: Uma jornada inesperada". Treinadores já haviam denunciado a morte de bichos nos bastidores do épico de Peter Jackson.

"Em 2003, a AHA optou por não comentar publicamente a respeito das dezenas de peixes e lulas mortos que apareceram na praia durante quatro dias de filmagens em "Piratas do Caribe: A maldição do Pérola Negra", diz a reportagem, intitulada "Animais foram feridos: O pesadelado exposto de Hollywood sobre morte, lesão e sigilo". "Funcionários não tomaram nenhuma precaução para proteger a vida marinha quando ativaram explosões no oceano, de acordo com o representante da AHA presente no set."

A AHA ? financiada pelo SAG-AFTRA (sindicato de atores) e pela associação comercial Alliance of Motion Picture and Television Producers, que representa os estúdios ? argumentou que os incidentes aconteceram de maneira não intencional ou "não relacionadas ao trabalho".

O "Hollywood Reporter" relata ainda as mortes de uma "girafa idosa" no set de "O zelador animal" (2011), com Kevin James, e de um tanque inteiro de peixes em "O filho do Máscara". O tigre usado em "As aventuras de Pi" (2012), que rendeu o Oscar de direção a Ang Lee, teria quase se afogado ? os jornalistas obtiveram um e-mail em que uma monitora da AHA, Gina Johnson, relata o acidente para uma colega, e acrescenta, em letras maiúsculas: "NÃO CONTE ISSO PARA NINGUÉM, ESPECIALMENTE PARA O ESCRITÓRIO!". Uma situação semelhante teria acontecido em "Cavalo de guerra", quando a AHA supostamente ajudou Steven Spielberg a abafar a morte de um cavalo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES