Rishi Sunak toma posse como primeiro-ministro do Reino Unido

Sunak foi recebido em Buckingham pelo rei Charles III, que, seguindo os protocolos da Constituição britânica, vai pedir que o milionário filho de indianos forme um governo.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro das Finanças do Reino Unido Rishi Sunak chegou nesta terça-feira (25) ao Palácio de Buckingham e foi oficialmente nomeado pelo rei Charles III como o novo primeiro-ministro do país.

Sunak substitui Liz Truss, que deixou oficialmente o cargo nesta terça-feira (25). Em um breve discurso na porta de Downing Street, ela pediu que o próximo governo invista no crescimento econômico - o país vive anos de crescimento baixo e, pela primeira vez em 40 anos, tem inflação acima dos 10%.

Sunak passa pela cerimônia de nomeação ao cargo ao lado do rei Charles III (Foto: Aaron Chwon)

Ainda nesta manhã, Sunak fez um discurso à população, o seu primeiro como novo líder do Reino Unido. "Colocarei a estabilidade econômica e a confiança no centro da agenda deste governo. Isso significará que decisões difíceis estão por vir (...) Conheço o alto cargo que aceitei e espero corresponder às suas exigências", disse Sunak.

Sunak foi recebido em Buckingham pelo rei Charles III, que, seguindo os protocolos da Constituição britânica, vai pedir que o milionário filho de indianos forme um governo. Essa foi a primeira vez que Charles III participará dessa cerimônia.

Minutos antes, o novo monarca também recebeu oficialmente a renúncia de Liz Truss, que na quinta-feira (20) anunciou que deixaria o cargo por conta de um polêmico plano econômico que previa cortes severos de impostos e poucas propostas para cobrir o rombo no Orçamento do país.

Primeiro líder não branco   

Sunak é o primeiro líder não branco do Reino Unido —ele tem ascendência asiática. O novo premiê, que já foi chefe do Tesouro do governo, venceu a corrida pela liderança do Partido Conservador na segunda-feira. A única rival, Penny Mordaunt, cedeu e desistiu depois de não atingir o limite de 100 legisladores conservadores necessários para permanecer na corrida.

Rishi Sunak durante seu primeiro discurso como premiê britânico — Foto: Alastair Grant/AP

Agora, ele precisa estabilizar o partido e o país em um momento de turbulência econômica e política. Ele é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido neste ano.

Ele assumiu o cargo de primeira-ministra de Liz Truss, que renunciou na semana passada, após 45 dias no cargo. Ela deixa uma economia mais cambaleante do que encontrou e um partido dividido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES