River e Boca se reencontram com empate por 2 a 2 no último lance

Gol de Erviti aos 46 minutos do segundo tempo salva o Boca e dá ao superclássico a emoção habitual no Monumental de Nuñez

Duelo entre River e Boca foi bastante pegado. Como de costume | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eles se provocam, eles se odeiam, mas eles não vivem um sem o outro. Passaram-se 532 dias até que River Plate e Boca Juniors pudessem se reencontrar em um jogo oficial. E com a emoção habitual. Os millonarios, de volta à primeira divisão, receberam o rival xeneize no Monumental de Nuñez neste domingo e saborearam a vitória até os 46 minutos do segundo tempo, quando Erviti, do Boca, empatou a partida por 2 a 2. Foi um jogo com características habituais aos últimos encontros entre dois clubes que já viveram fase melhor: feio, truncado, mas sempre empolgante.

As duas equipes foram a campo questionadas, com seus treinadores pressionados ? até ameaçados de demissão. O River foi beneficiado por um gol logo na largada da partida, com Ponzio, e depois ampliou com Mora ? o jogador mais produtivo da partida. Quando o Boca parecia morto, reagiu com um gol de pênalti de Santiago Silva, El Tanque. E depois empatou com Erviti.

O resultado não alivia a barra do técnico Matías Almeyda e evita que a bronca vá para cima do colega dele, Julio César Falcioni. O River, com o empate, sobe para 16 pontos, na nona colocação, ainda três abaixo do Boca, o quinto no Torneio Inicial.

Gol precoce

Boa parte das duas toneladas de papel picado arremessados ao campo pela torcida do River ainda estava voando rente ao gramado quando o time da casa pulou na frente. Para um jogo que tinha toda a pinta de que seria feio, truncado, de mais destruição do que criação, os millonarios encontraram um gol que valeu ouro, com um minuto e meio de partida. O lance foi um misto de mérito do River e falha do Boca.

Foi uma falta pela esquerda de campo, daquelas quase sem ângulo para uma cobrança direta, daquelas que quase obrigam o batedor a cruzar. Mas Ponzio sabe como lidar com uma bola parada. Ele mandou de perna direita, no primeiro poste. O goleiro Orión corria para um lado e teve que voltar para o outro. Acabou se atrapalhando com as próprias pernas. Quando foi encaixar a bola, ela passou ao lado dele. Enorme frango.

A câmera panorâmica da transmissão da TV argentina ricocheteava, tamanho o surto no Monumental de Nuñez. Muito cedo, o jogo parecia destinado a ser quente, agitado.

Mas a verdade é que quase nada aconteceu depois do gol no primeiro tempo. O River manteve a supremacia em campo, aproveitando especialmente as escapulidas do uruguaio Mora ? e apesar da necessidade de duas trocas com menos de 15 minutos: González Pirez no lugar de Funes Mori e Rojas na vaga de Aguirre. O controle, porém, resultou em pouca ação efetiva. Trezeguet até que tentou. Pegou uma sobra na área e emendou de primeira, mas a bola desviou na zaga.

O Boca levou 34 minutos para chegar com algum perigo à área rival. Cabeceio de Viatri fez a torcida lembrar que o goleiro Barovero estava em campo. Pouco depois, Santiago Silva teve sua chance, mas bateu prensado na zaga.

A reação do Boca

O Boca ficou sem seu treinador no segundo tempo. Existe uma regra curiosa na Argentina: se um time leva mais do que 15 minutos para retornar do intervalo, o treinador é expulso. Foi o que aconteceu com Julio César Falcioni. Enquato isso, a torcida local exibia um porco inflável com a camisa do adversário - o bicho foi apelidado de Riquelme durante a semana.

Apesar da ausência do comandante na beira do campo, o Boca melhorou na comparação com o primeiro tempo. Saiu mais para o jogo. Teve mais a posse. Ameaçou em cabeceio de Viatri e chute de Sánchez Miño. Acima de tudo, conseguiu dar ao River o aviso de que havia outro time em campo.

O River, em contrapartida, ficou mais retraído. Desde muito cedo, pareceu valorizar um resultado perigoso. Se a feiúra do primeiro tempo foi mais culpa do Boca, na etapa final a responsabilidade foi maior para o River.

Quando mais parecia adormecido, o time millonario deu outro golpe. Em boa jogada de Sánchez, a bola sobrou para Mora na área, pela direita. Ele bateu cruzado, desta vez sem chances para Orion: 2 a 0.

Restavam poucas esperanças para os xeneizes. Mas um pênalti de Pirez em Acosta fez renascer a confiança. Santiago Silva bateu forte e recolocou o Boca na luta.

Era guerrear até o último minuto. E deu certo. O Boca puxou contra-ataque e fez a bola chegar até seu lado direito. O cruzamento teve desvio de Santiago Silva e conclusão de Erviti. Era a salvação xeneize, bem no estilo do grande clássico da Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES