Sob ataque russo, Ucrânia e países vizinhos fecham espaços aéreos

No sudoeste da Ucrânia, a Moldávia também fechou seu espaço aéreo, enquanto a Bielorrússia, ao norte, disse que voos civis não podiam mais sobrevoar parte de seu território

Ucrânia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ucrânia fechou seu espaço aéreo para voos civis nesta quinta-feira (24) depois que a Rússia lançou uma invasão terrestre, marítima e aérea após o regulador de aviação da Europa alertou sobre os perigos de voar em regiões fronteiriças. 

No sudoeste da Ucrânia, a Moldávia também fechou seu espaço aéreo, enquanto a Bielorrússia, ao norte, disse que voos civis não podiam mais sobrevoar parte de seu território depois que o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a operação militar. A Empresa de Serviços de Tráfego Aéreo do Estado da Ucrânia disse em seu site que o espaço aéreo do país foi fechado para voos civis a partir de 0045 GMT na quinta-feira. Os serviços de tráfego aéreo foram suspensos.

Espaço aéreo da Ucrânia é fechado após ataques russos (Foto: reprodução)A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) divulgou que o espaço aéreo na Rússia e na Bielorrússia dentro de 100 milhas náuticas de suas fronteiras com a Ucrânia também pode representar riscos de segurança. "Em particular, existe o risco de direcionamento intencional e identificação errônea de aeronaves civis", disse a agência em um boletim da zona de conflito.

“A presença e o possível uso de uma ampla gama de sistemas de guerra terrestres e aéreos representam um alto risco para voos civis operando em todas as altitudes e níveis de voo”. A indústria da aviação tomou conhecimento dos riscos que os conflitos representam para a aviação civil desde que o voo MH17 da Malaysia Airlines foi abatido sobre o leste da Ucrânia em 2014, quando os combates na região começaram.

Sites, que antes da escalada mostravam voos de coleta de inteligência sobre ou perto da Ucrânia, enquanto o Ocidente demonstrava apoio ao transmitir sinais detectáveis nas últimas semanas, mostraram espaço vazio na quinta-feira quando as aeronaves partiram e a Ucrânia foi declarada uma zona de conflito.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES