SpaceX lança à Lua primeiro módulo de pouso privado japonês

O veículo da Ispace deve pousar no satélite natural somente por volta de abril de 2023, na sua face visível, na cratera Atlas. Se tudo der certo, essa será a primeira missão comercial a pousar na Lua.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um módulo de pouso construído por uma empresa japonesa decolou na madrugada deste domingo (11) de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) em direção à Lua. O lançamento foi realizado por um foguete da SpaceX a partir da base americana na Flórida, após dois adiamentos devido a verificações adicionais que precisaram se realizadas.

O módulo, construído pela startup Ispace com sede em Tóquio transporta um veículo lunar fabricado pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) e decolou a bordo de um foguete Falcon 9 às 2h38 (4h38 no horário de Brasília), segundo as imagens transmitidas ao vivo do lançamento.

O módulo deve pousar na Lua por volta de abril de 2023, na face visível do satélite natural, na cratera Atlas. — Foto: AP Photo/John Raoux 

Até o momento, apenas Estados Unidos, Rússia e China conseguiram pousar robôs na superfície da Lua, que está a cerca de 400 mil km da Terra. Por isso, se tudo der certo com essa missão, esse será o primeiro objeto de caráter privado a pousar no satélite natural.

"Nossa primeira missão estabelecerá as bases para liberar o potencial da Lua e criar um sistema econômico sólido e vibrante", declarou o CEO da empresa, Takeshi Hakamada, em um comunicado.

Missão ambiciosa

A Ispace, que tem apenas cerca de 200 funcionários, pretende criar "um serviço de transporte frequente e de baixo custo para a Lua".

O módulo deve pousar na Lua por volta de abril de 2023, na face visível do satélite natural, na cratera Atlas. — Foto: AP Photo/John Raoux 

O módulo deve pousar na Lua por volta de abril de 2023, na face visível do satélite natural, na cratera Atlas, segundo a companhia. Com pouco mais de 2 por 2,5 metros de tamanho, o módulo japonês transporta um veículo tipo rover (capazes de se movimentar por uma superfície) de 10 quilos chamado Rashid e construído pelos Emirados Árabes Unidos.

O país do Golfo Pérsico é rico em petróleo e um recém-chegado à corrida espacial, mas conta com sucessos recentes. Entre eles está uma sonda enviada a Marte em 2020. Se for bem-sucedido, Rashid será a primeira missão à Lua do mundo árabe.

O vice-presidente dos Emirados e governante de Dubai, o xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, comemorou o lançamento deste domingo como "parte do ambicioso programa espacial dos Emirados Árabes Unidos".

"Nosso objetivo é transferir conhecimento, desenvolver nossas capacidades e deixar uma marca científica na história da humanidade", disse ele no Twitter.

O projeto Hakuto (coelho branco, em japonês) da Ispace foi um dos cinco finalistas na competição internacional Google Lunar XPrize, um desafio lançado com o objetivo de pousar um objeto explorador na Lua antes da data-limite em 2018, que terminou sem um ganhador. Mas alguns desses projetos ainda estão em curso.

Outro finalista, da organização israelense SpaceIL, fracassou em abril de 2019 ao tentar se transformar na primeira missão com fundos privados a conseguir essa façanha, depois de se chocar contra a superfície lunar enquanto tentava alunissar (pousar na Lua).

A empresa japonesa também quer contribuir com o programa Artemis da Nasa, cuja primeira missão não tripulada está em andamento.

A agência espacial americana pretende desenvolver a economia lunar construindo, nos próximos anos, uma estação espacial na órbita ao redor da Lua e uma base em sua superfície.

Ela concedeu contratos a várias empresas para desenvolver módulos de pouso para transportar experimentos científicos para a Lua. Entre elas, as americanas Astrobotic e Intuitive Machines devem decolar em 2023, podendo chegar ao destino antes da Ispace por uma rota mais direta, segundo a imprensa especializada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES