Suprema Corte dos EUA votou para derrubar a lei do aborto, diz site

Os democratas condenaram a decisão vazada.

manifestantes | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Suprema Corte dos EUA votou, de maneira reservada, para derrubar a lei do aborto Roe v Wade, a decisão histórica que legalizou o procedimento em todo o país, de acordo com um projeto de parecer relatado pelo site americano Politico.

No que parecia ser um vazamento impressionante e sem precedentes, o Politico disse na noite de segunda-feira (2) que obteve uma opinião inicial majoritária escrita pelo juiz Samuel Alito e circulou no tribunal em 10 de fevereiro.

Documento vazado provocou a reação de ativistas que defendem o aborto (Foto: reprodução)

O Politico citou Alito dizendo: “Roe estava flagrantemente errado desde o início. Seu raciocínio foi excepcionalmente fraco e a decisão teve consequências danosas. E longe de trazer um acordo nacional para a questão do aborto, Roe e Casey inflamaram o debate e aprofundaram a divisão”.

A justiça acrescenta: “Consideramos que Roe e Casey devem ser anulados. É hora de prestar atenção à constituição e devolver a questão do aborto aos representantes eleitos do povo”.

Quatro dos outros juízes nomeados pelos republicanos – Clarence Thomas, Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett – votaram com Alito na conferência realizada entre os juízes, acrescentou o artigo.

Após uma votação inicial entre os ministros após a argumentação oral, um deles recebe a opinião majoritária e elabora uma minuta. Em seguida, é distribuído entre os juízes. Às vezes, entre a votação inicial e a decisão que está sendo divulgada, o alinhamento dos votos pode mudar. Uma decisão só é definitiva quando é publicada pelo tribunal.

Mas se, como esperado, for adotada, a decisão seria favorável ao Mississippi em um caso altamente conseqüente sobre a tentativa daquele estado de proibir a maioria dos abortos após 15 semanas de gravidez. Isso soaria a sentença de morte para a garantia de meio século de proteção nacional dos direitos reprodutivos e permitiria que cada estado decida se restringe ou proíbe o aborto.

Vários estados liderados por republicanos já aprovaram leis de aborto altamente restritivas em antecipação a tal decisão da Suprema Corte que, graças a três indicações de Donald Trump, agora tem uma maioria conservadora de 6 a 3.

O Politico disse que recebeu uma cópia do projeto de parecer de uma pessoa familiarizada com os procedimentos do tribunal no caso do Mississippi. O projeto de parecer tem 98 páginas, incluindo um apêndice de 31 páginas de leis estaduais históricas sobre aborto, e inclui 118 notas de rodapé.

A Suprema Corte se recusou a confirmar qual seria a pior violação de segurança de sua história – em relação a uma de suas decisões mais importantes em décadas que certamente inflamará as profundas divisões políticas dos Estados Unidos. Depois que a história do Politico foi divulgada, imagens postadas nas mídias sociais mostraram uma multidão de manifestantes reunidos do lado de fora da Suprema Corte na noite de segunda-feira, acenando com cartazes e cantando “meu corpo, minha escolha”.

Neal Katyal, um ex-procurador-geral interino dos EUA que defendeu muitos casos perante a Suprema Corte, tuitou : “Eu rapidamente examinei o projeto de parecer e parece legítimo. Isso significa que houve uma votação preliminar para anular totalmente Roe v Wade e que a maioria do tribunal concordou.”

Ele acrescentou: “Há muitos sinais de que a opinião é legítima. A extensão e a profundidade da análise seriam muito difíceis de falsificar. Diz que foi escrito por Alito e definitivamente soa como ele. São mais de 60 páginas. Se isso for uma farsa profunda, exigiria um ator estatal ou alguém assim. Eu não posso imaginar isso.

“É possível que o Tribunal recue dessa posição, mas parece que eles votaram dessa maneira após a argumentação oral.”

Os democratas condenaram a decisão vazada. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, emitiram um comunicado dizendo que derrubar Roe v Wade seria “uma abominação , uma das piores e mais danosas decisões da história moderna” .

“Se o relatório for preciso, a Suprema Corte está pronta para infligir a maior restrição de direitos nos últimos 50 anos – não apenas às mulheres, mas a todos os americanos”, disseram eles.

“Todo senador republicano que apoiou o senador McConnell e votou em juízes de Trump fingindo que esse dia nunca chegaria agora terá que se explicar ao povo americano.”

Christie Roberts, diretora executiva da campanha senatorial democrata, disse: “Se este relatório for verdadeiro, esse ataque republicano ao acesso ao aborto, ao controle de natalidade e à assistência à saúde das mulheres aumentou dramaticamente as apostas das eleições de 2022.

“Neste momento crítico, devemos proteger e expandir a maioria dos democratas no Senado com o poder de confirmar ou rejeitar os juízes da Suprema Corte.”

"Estou horrorizado com a aparente minuta da opinião da Suprema Corte vazada esta noite... esta não deveria ser a opinião final da Suprema Corte quando se trata de direitos ao aborto", disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, em um comunicado . Mais tarde , o governador acrescentou no Twitter: “Eu me recuso a deixar minha nova neta ter que lutar pelos direitos pelos quais gerações lutaram e conquistaram, direitos que ela deveria ser garantida”.

“Esta decisão é um ataque direto à dignidade, direitos e vida das mulheres, para não mencionar décadas de leis estabelecidas”, disse a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. “Isso matará e subjugará as mulheres, mesmo que a grande maioria dos americanos pense que o aborto deveria ser legal. Que vergonha total.”

O senador Bernie Sanders twittou que a notícia mostrou que “o Congresso deve aprovar uma legislação que codifica Roe v Wade como a lei da terra neste país AGORA”.

Os defensores dos direitos reprodutivos e dos direitos civis também opinaram. O presidente da Naral Pro-Choice America, Mini Timmaraju, chamou de “o sinal mais ameaçador e alarmante de que o mais alto tribunal de nossa nação está prestes a derrubar Roe v Wade”.

“Se a Suprema Corte realmente emitir uma opinião majoritária nos moldes do rascunho vazado de autoria do juiz Alito, a mudança nas placas tectônicas dos direitos ao aborto será tão significativa quanto qualquer opinião que o tribunal já tenha emitido”, disse a ACLU em um comunicado. uma afirmação.

Os republicanos, no entanto, estavam exultantes. Madison Cawthorn, um congressista da Carolina do Norte, escreveu no Twitter: “Por causa de Donald J Trump, Roe v Wade será anulado”.

O senador republicano Tom Cotton condenou o vazamento aparente, mas aplaudiu a votação, dizendo: “A Suprema Corte e o DOJ devem chegar ao fundo desse vazamento imediatamente usando todas as ferramentas de investigação necessárias. Enquanto isso, Roe estava flagrantemente errado desde o início e rezo para que o Tribunal siga a Constituição e permita que os estados mais uma vez protejam a vida do nascituro”.

As pesquisas mostraram que relativamente poucos americanos querem ver Roe derrubado. Em 2020, o AP VoteCast descobriu que 69% dos eleitores na eleição presidencial disseram que a suprema corte deveria deixar a decisão Roe v Wade como está; apenas 29% disseram que o tribunal deveria anular a decisão.

Alito disse que o tribunal não pode prever como o público pode reagir e não deve tentar. “Não podemos permitir que nossas decisões sejam afetadas por influências estranhas, como a preocupação com a reação do público ao nosso trabalho”, escreveu Alito no projeto de opinião, segundo o Politico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES