Temendo quarta onda da Covid-19, Lisboa volta a se isolar

Ninguém entra, ninguém sai do perímetro que abrange 18 distritos da região, a partir das 15h desta sexta-feira (18) até as 6h de segunda-feira (21)

Lisboa | Marianna D'amore
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com avanços e recuos, os ciclos de confinamento e flexibilização se repetem, em mais de um ano de pandemia, em várias partes do mundo. Diante da possibilidade de uma quarta onda de contágios da Covid-19, a região metropolitana de Lisboa, com três milhões de moradores, volta a ser isolada nos finais de semana.

Ninguém entra, ninguém sai do perímetro que abrange 18 distritos da região, a partir das 15h desta sexta-feira (18) até as 6h de segunda-feira (21).

Lisboa volta a ser isolada por conta da pandemia da Covid-19 (Foto: Marianna D'amore)

A medida se justifica como alternativa para conter a incidência de casos, que ultrapassam, em alguns distritos, 240 para cada 100 mil habitantes, acionando novamente as linhas vermelhas estipuladas pelo governo.

Em apenas três semanas, o número de contaminados praticamente duplicou. A região de Lisboa e do Vale do Tejo concentra mais de 70% dos casos de Covid-19 no país, e autoridades de saúde alertam sobre o aumento de infectados pela variante delta, originária da Índia.

Desta vez, porém, o recuo se deu logo após a mais recente flexibilização das restrições, frustrando os lisboetas às vésperas do início do segundo verão regido pela pandemia. Diante da impossibilidade de viagens para outras cidades do país, a decepção se refletiu nas mídias sociais.

Planos de casamentos e viagens foram mais uma vez abortados. "Eu tenho um casamento no Alentejo e agora o governo quer me proibir de sair de Lisboa a 48 horas da cerimônia", queixou-se, pelo Twitter, Bernardo Blanco.

Horários alterados

Em três cidades -- Lisboa, Cascais e Sintra -- os horários de funcionamento dos restaurantes serão alterados. O governo não quis antecipar por quanto tempo vão durar as novas regras.

Conforme explicou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a limitação de circulação tenta conter os casos na região metropolitana para preservar outras regiões. "É mais uma medida de proteção do resto do país, para não estender o fenômeno de Lisboa para outras regiões."

O ambiente familiar ainda é vetor de contágio em 68% dos casos na região, segundo o coordenador de resposta Covid-19, Duarte Cordeiro. Cerca de 11% ocorrem em festas e eventos sociais; 9% em escolas.

Confinamento rígido

No início do ano, Portugal enfrentou um rígido confinamento, de quase dois meses, após detectar um novo pico de infecções, 10 mil por dia, que praticamente colapsou o sistema de saúde.

O país já registrou 860 mil casos e 17 mil mortos desde o início da pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, 45% dos portugueses receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus e 23,8% estão imunizados com as duas doses -- o que denota um árduo caminho até libertarem-se definitivamente do vírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES