Ataques com tiros em frente à sede do governo italiano ferem dois policiais

Ataque foi realizado no dia da posse do novo primeiro-ministro. Um dos policiais está em estado grave.

Tiros em frente à sede do governo italiano ferem dois policiais | AP Photo/Mauro Scrobogna, Lapresse
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem abriu fogo em frente à sede do governo italiano e deixou pelo menos dois policiais feridos no local. O autor dos disparos já foi preso e um dos policiais está em estado grave, de acordo com a agência Reuters. O ataque aconteceu por volta das 11h40 deste domingo (28), no horário local, 6h40 de Brasília.

Os tiros foram disparados em frente ao Palácio Chigi, que funciona como sede do governo, em Roma. No momento do ataque, o novo primeiro-ministro do país, Enrico Letta, um moderado de esquerda, participava da cerimônia de posse com o presidente Giorgio Napolitano, em outro edifício, o Palácio do Quirinal, que fica a cerca de um quilômetro do local.

"Não foi um ato de terrorismo, mas o clima dos últimos meses, com certeza, não ajudou", afirmou Gianni Alemanno, prefeito de Roma. A Itália passou dois meses sem um governo na prática, pois um impasse político não permitia a formação de uma coalizão. A escolha de um governo com membros dos três principais partidos, sob a liderança de Letta, foi a solução encontrada.

Já o ministro do interior, Angelino Alfano, disse que "uma investigação inicial sugere que esse possa ser um caso isolado", citado pela Reuters.

Um dos policiais foi atingido no pescoço e está em estado grave. O outro foi atingido na perna e não corre risco de vida, segundo jornais italianos. Os jornais "Corriere della Sera" e "La Repubblica" citam ainda uma terceira ferida, uma mulher civil que passava pelo local e foi atingida de raspão -- aparentemente sem gravidade, mas a mulher está grávida.

O autor dos disparos foi detido momentos depois do ataque. Testemunhas disseram que ouviram cinco ou seis tiros e que o homem que portava a arma estava vestido de terno e gravata. As cápsulas encontradas eram de um calibre pequeno, segundo a polícia informou à agência Reuters.

Segundo os jornais italianos citados, o nome do autor dos disparos é Luigi Preiti. O jornal afirma que ele é de Rosarno, na região da Calábria, e que pode ter antecedentes criminais, mas não diz o que motivou a ação.

Ao "Corriere della Sera", Arcangelo Preiti, irmão do atirador, disse que Luigi é trabalhador e que mora com os pais. "Não consigo compreender. É a mente humana que, às vezes, entra em tilt", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES