Trem com brasileiros parte de Kiev com destino a cidade próxima da Romênia

Transporte foi organizado pela embaixada brasileira em Kiev, que não garantiu o embarque de todos nem serviços no trajeto até a cidade

Trem com brasileiros parte de Kiev com destino a cidade próxima da Romênia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um trem com brasileiros residentes na Ucrânia partiu nesta sexta-feira (25), às 17h (pelo horário de Brasília; 22h no horário local) da capital Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país.

Leia Mais

A chamada "evacuação de emergência", motivada pela invasão da Ucrânia por militares russos, foi organizada pela Embaixada do Brasil em Kiev.

Trem com brasileiros parte de Kiev com destino a cidade próxima da Romênia - Foto: Reprodução

De acordo com comunicado da embaixada, o destino é a Chernivtsi, cidade no oeste do país, a 535 km da capital ucraniana, nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia.

Os brasileiros não pagaram passagem. O plano de retirada dos brasileiros já havia sido adiantado na quinta (24) pelo secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho.

No comunicado, a representação brasileira na Ucrânia afirmou que não seria possível garantir que todos os interessados em partir conseguiriam viajar. Também não informou se seriam disponibilizadas novas retiradas. De acordo com o Itamaraty, 500 brasileiros vivem na Ucrânia.

A embaixada também solicitou que os cidadãos que embarcaram no trem enviem nome completo e número de passaporte em uma mensagem para o plantão consular. “Com os dados, a embaixada buscará organizar o transporte e facilitar os procedimentos de migração”, informou.

A prioridade de embarque nesta sexta foi dada a mulheres, crianças e idosos. Aos que não conseguiriam embarcar, a orientação foi que permanecessem em casa, aguardando novas instruções da embaixada. O Itamaraty também orienta os cidadãos brasileiros a manter contato diário com a representação diplomática.

Destino final

No destino final, a representação brasileira em Bucareste, capital da Romênia, negociará transporte para levar os cidadãos até a Romênia.

“A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos”, explicou.

Apesar de viabilizar a retirada de brasileiros, a embaixada informou no comunicado que os brasileiros que decidiram embarcar "o farão por conta e risco próprio". Segundo o órgão, no trem, não haverá serviços como alimentação ou acesso a telefones.

“Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas como a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”, diz o texto do comunicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES