Trump chega à Escócia na última etapa de visita ao Reino Unido
Ele ficará em seu luxuoso complexo hoteleiro de Turnberry.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conclui neste sábado e domingo sua visita ao Reino Unido com uma estada privada em seu luxuoso complexo hoteleiro de Turnberry, na Escócia, após ter provocado choque ao atacar a estratégia da primeira-ministra britânica para o Brexit.
"Estarei no Trump Trunberry (seu centro esportivo e hoteleiro) para dois dias de reuniões, ligações e, espero, de golfe - meu principal exercício", tuitou na manhã deste sábado o presidente americano, que chegou à noite à Escócia.
"O tempo está magnífico e este lugar é incrível", acrescentou Trump. Sua passagem pela Escócia deve provocar, em tese, menos abalos que seus dois primeiros dias em solo britânico.

O presidente americano já provocou fortes emoções na sua chegada, em uma entrevista ao tabloide The Sun, ao afirmar que a vontade de Londres de privilegiar uma relação próxima com a União Europeia (UE) após o Brexit poderia "provavelmente matar" a possibilidade de alcançar um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos.
Esse foi um duro revés para Theresa May, que tinha estendido um tapete vermelho para receber Trump, destacando a força do vínculo transatlântico.
Trump se mostrou mais conciliador na sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa conjunta dos dois dirigentes após se reunirem em Chequers, a casa de campo dos primeiros-ministros britânicos, a noroeste de Londres.
Mostrando sua vontade de alcançar um "fantástico" acordo comercial com Londres, Trump se mostrou otimista: "Queremos fazer intercâmbios com o Reino Unido e eles querem fazer conosco".
Em sintonia, May falou de sua vontade de chegar a um acordo "ambicioso" com Washington, uma vez que a saída do Reino Unido da UE tenha sido efetivada.