Ucrânia está pronta para aceitar status neutro, diz Zelensky

Qualquer acordo teria que ser apresentado ao povo ucraniano em um referendo, disse ele

Ucrânia está pronta para aceitar status neutro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (27), em entrevista a jornalistas independentes russos.

Leia Mais

“Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Estamos prontos para aceitar isso. Este é o ponto mais importante”, disse Zelensky.

Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz (Foto: Divulgação)O presidente ucraniano disse aos jornalistas que “este foi o primeiro ponto-chave para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso”.

Qualquer acordo teria que ser apresentado ao povo ucraniano em um referendo, disse ele. Mas Zelensky mais uma vez enfatizou seu desejo de chegar a um acordo de paz concreto.

“Esta é uma cláusula de garantia de segurança para a Ucrânia. E como eles dizem que é para eles também, é compreensível para mim e está sendo discutido. É delicado, mas estou interessado em garantir que seja não apenas mais um pedaço de papel”, acrescentou o presidente ucraniano.

“Então, estamos interessados em transformar esse papel em um tratado sério a ser assinado.” Zelenksy também disse que “as questões de Donbas e Crimeia devem ser discutidas e resolvidas” em negociações de paz.

Os comentários de Zelensky vêm após o presidente turco, Tayyip Erdoğan, anunciar que a próxima rodada de negociações entre os delegados russos e ucranianos será realizada na cidade turca de Istambul, na terça-feira (29).

Mais cedo, Zelensky disse aos jornalistas russos que se recusaria a se sentar com os negociadores da Rússia se eles buscassem apenas discutir a “desnazificação” da Ucrânia. Ele disse que a Ucrânia não discutirá os termos “desnazificação” e “desmilitarização” durante as negociações com a Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES