Uruguai usará maconha medicinal a pacientes terminais e em ex-viciados

As evidências “mostram com clareza” que a cannabis “é útil” para três grandes usos terapêuticos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Uruguai administrará maconha medicinal a pacientes terminais, pessoas com doenças neurológicas e ex-viciados em drogas mais pesadas, antecipou nesta quinta-feira o vice-ministro de Saúde Pública (MSP), Leonel Briozzo. As evidências "mostram com clareza" que a cannabis "é útil" para três grandes usos terapêuticos: "os cuidados paliativos, as doenças neurológicas e a desintoxicação em drogas mais duras", declarou Briozzo à imprensa durante um ato de vacinação dirigido a cidadãos que viajarão ao Brasil para a Copa do Mundo.

Nos cuidados paliativos, aplicados a pacientes terminais, a cannabis "tem a propriedade de diminuir a percepção de dor e melhorar o conforto dos pacientes", destacou. Quanto às doenças cerebrais, neurológicas ou neurodegenerativas, como a esclerose múltipla e certos tipos de epilepsia, a planta é empregada como "tratamento compassivo" quando outros não funcionam e demonstrou que melhora a qualidade de vida destes pacientes.

Também se observaram "benefícios" nos tratamentos de reabilitação para ex-viciados em drogas mais pesadas, como a cocaína, comentou. Briozzo especificou que a maconha utilizada com fins medicinais será uma variedade especial sem THC, ou seja, sem o componente psicoativo da planta. O uso terapêutico da cannabis está incluído dentro da regulação desta droga aprovada em dezembro pelo Parlamento uruguaio e que habilita a compra e venda e cultivo dentro de um marco legal.

No início de maio, o governo divulgou a regulamentação para o uso recreativo de maconha, enquanto seu uso medicinal ainda está pendente de uma regulação que levará "pelo menos dois ou três meses de trabalho", segundo Briozzo. Na atualidade, o uso médico da cannabis é legal em vários países do mundo, como Áustria, República Tcheca, Canadá, Finlândia, Israel, Alemanha, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e alguns estados dos Estados Unidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES